18/05/2022 às 22h43min - Atualizada em 18/05/2022 às 22h43min

Vereador Bira pede pulverização ou fumacê para combater a Dengue

A solicitação partiu devido os casos estarem aumentando drasticamente e com isso tem o risco de deixar as UPAs e as USFs mais sobrecarregadas. Combate

O vereador Ubirajara Teixeira – Bira, solicitou via requerimento, para que a prefeitura de São Carlos providencie a pulverização ou fumacê, em toda a cidade, em combate a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o representante do legislativo, a solicitação partiu devido os casos estarem aumentando drasticamente e com isso tem o risco de deixar as UPAs e as USFs mais sobrecarregadas.

“Minha preocupação é que tenhamos um surto de dengue e com isso um  sobrecarregamento de pessoas nas unidades de saúde, que já estão sobrecarregadas. Portanto é melhor agir agora e prevenir do que depois ter que remediar. A pulverização  em nossa cidade é de suma importância, pois os casos de dengue estão aumentando todos os dias, portanto é necessário o bloqueio químico para acabar com possíveis criadouros e só o veneno consegue matar parte dos mosquitos adultos”, disse o vereador.

Bira, disse ainda que também é necessária a averiguação das residências para eliminar possíveis focos de procriação do mosquito, como vasos de flores ou garrafas com água parada, entulhos em áreas públicas e particulares, assim evitando o contágio e uma possível epidemia no bairro.

O fumacê ou pulverização é uma estratégia encontrada pelo governo municipal para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes nos locais.

Em 2022 já foram registradas em São Carlos 1.422 notificações, com 763 casos positivos de Dengue, sendo 723 autóctones e 40 importados com 1 morte registrada. Para Chikungunya foram registradas 6 notificações, com 6 casos descartados. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação com 1 resultado negativo. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp