28/04/2022 às 21h00min - Atualizada em 28/04/2022 às 21h00min

Prefeitura de Ibaté promove capacitação em curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH)

O treinamento, ministrado pelo Centro de Treinamento Paes Leme, da cidade de Pirassununga APH

A Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nas dependências do Hospital e Maternidade Municipal Dona Hermínia Morganti, nos dias 27 e 28 de abril, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar – APH, que foi voltado aos profissionais Enfermeiros e Auxiliares em Enfermagem.

O treinamento, ministrado pelo Centro de Treinamento Paes Leme, da cidade de Pirassununga, teve como instrutor o suboficial da Academia da Força Aérea (FAB), Luiz Cesario da Silva Paes Leme, tripulante do Águia PM-SP/ Socorrista da Rodovia Anhanguera, conceituado profissional que possui formação em Curso de Enfermagem; Técnico em Radiologia; Técnico em Segurança do Trabalho; Bombeiro Civil e Bombeiro de Aeródromo; ONU; 350 horas de transporte Aeromedico; Atendimento Pré Hospitalar pela Escola Superior de Bombeiros (ESB). Também é instrutor de Bombeiro de Aeródromo da Força Aérea Brasileira, e da Falck (empresa dinamarquesa com sede no Brasil), que ministrou treinamento em todos os aeroportos das capitais do Brasil para os bombeiros.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, esclarece que o objetivo dessa capacitação foi preparar os profissionais para atuar com mais agilidade e qualificação no atendimento pré-hospitalar, além de instruções para atuação correta e imediata de manobras, cuidados em situações emergenciais, remoções e resgate. “Na atualidade, cada vez mais o profissional se depara com situações que exigem decisões imediatas, uniforme, racional e legal, sendo cobrada e exigida uma prestação adequada e eficiente. E isso se torna mais evidente e essencial quando o trabalhador atua na área de emergência, em que pequenas ações podem fazer grande diferença no final do processo de atendimento”, relatou.

Durante o curso, Paes Leme explicou aos profissionais como realizar atendimento aos pacientes em diversas situações, entre elas, obstrução de vias aéreas; parada cardiorrespiratória; infarto agudo do miocárdio; síncope e desmaios; acesso venoso periférico; hiperglicemia e hipoglicemia; imobilização com pranchas; imobilização de fratura; entre outras. “Realizamos inúmeros procedimentos. Todas essas situações foram estudadas de forma teórica e prática, finalizando com encenações de diversos ambientes. Tudo isso serve para complementar o conhecimento que esses profissionais já possuem, agregando no aprendizado”, concluiu o instrutor.

Elaine ressalta que a partir desses treinamentos, a Saúde Pública terá profissionais com conhecimento das mesmas técnicas, falando uma mesma linguagem. “Esta atualização trará benefícios para a população, a qual terá profissionais ainda mais qualificados e preparados para prestarem um atendimento ágil e classificado”, finalizou a secretária da Saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp