23/04/2022 às 10h45min - Atualizada em 23/04/2022 às 10h45min

USP Filarmônica realiza concerto gratuito em São Carlos

Apresentação acontece na quarta-feira (27), às 20h, no Teatro Municipal Qualidade

A USP Filarmônica realiza na próxima quarta-feira, dia 27, às 20 horas, mais um concerto gratuito e aberto à população e marca a chegada dos Calouros da USP São Carlos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU. O concerto, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, conta com os solistas Felipe Rissatti (contratenor), formado pela FFCLRP-USP, e Joel Gisiger (oboé), da Osesp. A apresentação será no Teatro Municipal, pela série Concertos USP.

O repertório contempla a Marcha, da segunda metade do século XVIII, de Francisco Gomes da Rocha, bem como o Concerto para Oboé e Orquestra em Dó mior e ária Va lérror mio palesta de Wolfgang Amadeus Mozart.

Com 50 minutos aproximados de duração, o concerto conta ainda com releituras da antiguidade, tais como Lamento, de Qu Yuan (poeta chinês dos séculos IV-III a. C), e ainda Lugete, o Veneres Cupidinesque, et quantum est hominum venustiorum, de Caio Valério Catulo (poeta romano do século I a.C.) e como encerramento, a Abertura em Ré maior, de José Maurício Nunes Garcia, mestre de capela da orquestra de João VI no Rio de Janeiro.

Na ocasião, será lançado o livro Poéticas do agora (2022), numa organização de Márcio Barreto, comemorativo ao centenário de nascimento de Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016), publicado pela editora Imaginário Coletivo, de Santos. O livro
conta com capítulos escritos pelos ribeirãopretanos Rubens Russomanno Ricciardi e Lucas Eduardo da Silva Galon, além de Júlio Medaglia, Livio Tragtenberg, Antonio Eduardo, Camila Fresca, Jean Goldenbaum e Márcio Barreto.

Como sempre acontece nos concertos da USP Filarmônica, a entrada é gratuita, sendo necessário retirar os convites, que são distribuídos para a comunidade da USP e para o público em geral. Aqueles que possuem vínculo com a USP devem manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário constante deste link até o dia 25/04. A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 27/04, a partir das 19h15.

A série Concertos USP 2022 é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, Instituto de Arquitetura e Urbanismo em parceria ainda com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com a Comunidade da Paróquia São Sebastião.

Concerto São Carlos
Data: 27/04
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal – Rua Sete de Setembro 1735 / (16) 3371-4339
Ingressos para público da USP
Ingressos para público em geral serão distribuídos no próprio Teatro no dia do Concerto, a partir das 19h15.
Recomendamos que os participantes usem máscaras durante todo o tempo em que estiverem no Teatro Municipal.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp