02/04/2022 às 14h00min - Atualizada em 02/04/2022 às 14h00min

Professor lança álbum de canções para público infantil

As composições são permeadas por elementos do imaginário infantil Canção de Miar

Estreou nesta sexta-feira , 1º de abril, nas principais plataformas de streaming de música, o álbum "Canção de Miar", EP (mini álbum) que traz canções de autoria de Antonio Carlos Leme Jr., professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. As composições são permeadas por elementos do imaginário infantil, mas se expressam, musicalmente, por meio de linguagens não restritas a esse público. 

O trabalho segue a mesma proposta artístico-musical de "Ciranda de Junho", álbum lançado também de forma independente pelo artista há exatos dois anos. Os anos de experiência como educador musical infantil foram fundamentais para que o professor estreitasse o contato com o pensamento dos pequenos e sua capacidade de "acomodar com naturalidade contradições que são normalmente incômodas para o adulto", destaca.  

"As crianças têm uma bagagem afetiva nada pequena... por vezes traziam histórias com cargas emocionais muito fortes, como quando tinham de lidar com a morte de algum animalzinho de estimação. Isso levou à composição de 'Minha Foca Morreu', canção na linguagem do Blues, estilo historicamente associado à perda e à experiência plena dessa realidade inerente à vida por meio da expressão musical", explica o docente. 

Ele conta que a faixa-título do EP, "Canção de Miar", é um acalanto dirigido a um companheiro felino. A letra escancara a tensão entre ternura e violência tão típica desses animais e, por meio de um exercício imaginativo, cria um fantástico cenário pós-apocalíptico no melhor estilo Mad Max, que dá o tom da capa criada pela artista visual Stephanie de Oliveira (@tuelha), formada no curso de Imagem e Som da UFSCar. 

Todas as etapas de criação - da composição das obras (letra e música) à mixagem, passando pela performance e gravação - foram feitas pelo professor utilizando equipamentos de home studio. 

A criação dos álbuns - "Ciranda de Junho" e "Canção de Miar" - envolve conhecimentos técnico-musicais que são trabalhados pelo professor no curso de Música da UFSCar, especialmente em relação à harmonia das canções. "A harmonia consiste na mistura de sons que resulta nos acordes e como estes acordes vão se sucedendo no tempo musical. E o aspecto harmônico é, sem dúvida, aquele que recebeu mais ênfase por parte dos compositores ocidentais ao longo dos últimos séculos. Na disciplina Harmonia da Música Popular, nos divertimos muito estudando essa parte, que influencia bastante minhas decisões composicionais". 

O trabalho desses conteúdos na disciplina resultou, durante a pandemia, em outra iniciativa: a criação de um canal educativo sobre teoria, harmonia e percepção musical - áreas que o professor leciona na UFSCar - e também sobre piano, análise e criação musical e que, hoje, estão com acesso aberto no YouTube.

O álbum "Canção de Miar" já pode ser conferido em todas as plataformas de streaming de música, como SpotifyYouTube MusicDeezer etc. Outros trabalhos musicais do artista também estão disponíveis no seu perfil de Instagram @jr_oantonio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp