24/03/2022 às 22h29min - Atualizada em 24/03/2022 às 22h29min

USP Filarmônica abre série mensal de concertos em São Carlos

A série mensal se inicia na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal; primeiro concerto faz parte da agenda da Recepção dos Calouros e do Ciclo 22 da US Dia 30

A USP Filarmônica, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, dá início à sua série mensal Concertos USP, com apresentação gratuita na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos.

O primeiro concerto da temporada faz parte da Programação de Recepção dos Calouros. A série 2022 está alinhada ao Ciclo 22 da USP, comemorando os 100 anos da Semana de 22 e os 200 anos da Independência.  Com essa premissa, a USP Filarmônica vai apresentar um programa dedicado à música popular brasileira antiga, repertório este que é fruto das pesquisas inéditas do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM).

O programa contempla inicialmente dois clássicos, o Concerto em Sol Maior para dois violões e orquestra de Antônio Vivaldi, e a famosa Ária da Suíte em Ré Maior de Johan Sebastian Bach.

Daí o programa se torna temático, com paralelos entre a música popular da Europa e do Brasil à época da Independência. Serão apresentados o Fandango castelhano e o Menuetto de Luigi Rodolfo Bocherini, ao lado de seus congêneres brasileiros, as composições anônimas Duas Modinhas Pradenses (ca.1820), cujos manuscritos se encontram na Lira Ceciliana de Prados (MG); Lundum (ca.1825) editado por von Martius em Munique; Lundum (ca.1835) editado pelos irmãos Laemmert no Rio de Janeiro e, por fim; dois números do início do século XX, uma Valsa Caipira e Três Canções Folclóricas.

O primeiro concerto da temporada terá solos dos professores Gustavo Silveira Costa (viola caipira) e Paulo Eduardo de Barros Veiga (violino), e dos estudantes Vitor Botelho Sampaio e Fernando Genari (violões), Larissa Santos (viola), Bruno William dos Santos (violoncelo) e Matheus Luís de Andrade (percussão), todos da USP de Ribeirão Preto, além do spalla especialmente convidado para este concerto, Paulo Paschoal, violinista da OSESP.

Como sempre acontece nos concertos da USP Filarmônica, a entrada é gratuita, sendo necessário retirar os convites, que são distribuídos para a comunidade da USP e para o público em geral. Aqueles que possuem vínculo com a USP devem manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário constante deste link https://forms.gle/LiqH9g5q3vnJbRpV9 até o dia 27/03. A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 30/03, a partir das 19h30.

A temporada da USP Filarmônica segue durante o ano de 2022 com pelo menos oito concertos e récitas de óperas no Teatro Municipal e na Igreja São Sebastião.

A agenda, pensada para comemorar também o centenário de Gilberto Mendes, terá parceiros como Academia Livre de Música e Artes (ALMA), ensembles do Departamento de Música da USP (DM-FFCLRP-USP) e os Corais da UNESP de Franca e Jaboticabal, além do novo Coral da FDRP-USP. A programação completa está disponível no endereço: https://sites.ffclrp.usp.br/uspfilarmonica.

A série Concertos USP 2022 é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, Instituto de Arquitetura e Urbanismo em parceria ainda com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com a Comunidade da Paróquia São Sebastião.

Serviço
Data: 30/03
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal – Rua Sete de Setembro 1735 / (16) 3371-4339 / [email protected]
Ingressos para público da USP: https://forms.gle/LiqH9g5q3vnJbRpV9
Ingressos para público em geral serão distribuídos no próprio Teatro no dia do Concerto, a partir das 19h.
Entrada gratuita


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp