18/03/2022 às 08h48min - Atualizada em 18/03/2022 às 08h48min

Demandas e trajetórias de mulheres em situação de rua em São Carlos é tema de palestra no paço municipal

A pesquisa concluiu a importância de se criar estratégias integradas de atenção a essas mulheres Atividade

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, dentro da programação do mês da Mulher, promoveu na última terça-feira (16/03) a palestra com o tema “Demandas e Trajetórias de Mulheres em Situação de Rua no Município de São Carlos”, ministrada pela Profª Drª Carla Regina Silva, do Laboratório Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO) do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante a palestra foram apresentados os resultados de uma pesquisa de iniciação científica orientada pela docente e que buscou identificar o perfil e as principais demandas das mulheres em situação de rua a partir dos dados do I Censo da População em Situação de Rua de São Carlos, realizado em 2019 pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social em parceria com universidades, Governo e sociedade civil organizada.

Além de evidenciar o cenário de maior vulnerabilidade a que estão expostas as mulheres em situação de rua, a pesquisa trouxe importantes recortes voltados às questões de raça, cor da pele, exposição à violência, ao esgarçamento dos vínculos familiares e à fragilidade do acesso dessas mulheres aos serviços de cuidado e proteção e às oportunidades de trabalho e consequentemente de acesso à renda.

A pesquisa concluiu a importância de se criar estratégias integradas de atenção a essas mulheres, sugerindo à rede de atendimento do município possíveis protocolos de ação voltados às demandas das mulheres em situação de rua, incluindo grupos específicos (gestantes em situação de rua, mulheres em situação de rua com demandas de saúde e em saúde mental, mulheres em situação de rua que sofreram violência e mulheres trans com demandas de tratamento hormonal), contribuindo para o fluxo do cuidado socioassistencial.

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, falou dos serviços oferecidos a população em situação de rua pelo município. “Oferecemos serviços no Centro POP (Centro de Referência para População em Situação de Rua), na Casa de Passagem (Albergue), realizamos as rondas diárias e nesta sexta-feira, dia 18 março, vamos inaugurar Casa de Apoio Feminina que vai oferecer um serviço de acolhimento diferenciado para a situação de rua, vulnerabilidade social e violências, além disso vamos fazer um novo censo da população em situação de rua”, explicou a secretária.

Participaram da palestra, trabalhadores e gestores dos serviços públicos municipais voltados ao atendimento da população em situação de rua, estudantes e membros da sociedade civil que se interessam pelo tema.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp