14/03/2022 às 19h30min - Atualizada em 14/03/2022 às 19h30min

Frente Parlamentar discute moção de apoio aos Servidores Públicos Federais

A coordenadora geral do SINTUFSCar, Vânia Gonçalves, destacou que durante a pandemia os servidores não pararam de trabalhar e mesmo que de forma remota, os serviços foram mantidos. Campanha Salarial

Na última terça-feira, 08 de março, a Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores se reuniu na Câmara Municipal, para discutir a Jornada de Lutas da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais. O encontro contou com a presença da presidenta da ADUFSCar (Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri), Fernanda Castelano e da coordenadora geral do SINTUFSCar (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos), Vânia Gonçalves, que apresentaram um panorama da situação das categorias de servidores da UFSCar, que estão com salários congelados há pelo menos 5 anos.

Para a vereadora Raquel Auxiliadora, que preside a Frente Parlamentar, esse diálogo é muito importante para articular ações conjuntas na defesa dos direitos das servidoras e servidores públicas/os que atuam nas esferas municipal, estadual e federal de São Carlos. “O propósito da Frente é justamente esse, unir forças, principalmente porque vivemos um processo de ataques aos servidores e ao serviço público em geral, com desmonte e sucateamento dos serviços, como os cortes no orçamento da UFSCar, fator que impacta diretamente a economia da nossa cidade”, explica.

Segundo Fernanda Castelano, o movimento nacional unificado dos servidores públicos federais não está lutando por nenhum privilégio, mas sim por direitos. “O Artigo 37, Inciso 10 da Constituição Federal de 1988, garante a revisão anual de salários para os servidores públicos federais. Faz 5 anos que não temos reajuste salarial e não se trata de aumento, nós estamos pedindo um reajuste que recomponha as perdas salariais que nós tivemos com a inflação desses últimos anos”, explicou a presidenta da ADUFSCar.

A coordenadora geral do SINTUFSCar, Vânia Gonçalves, destacou que durante a pandemia os servidores não pararam de trabalhar e mesmo que de forma remota, os serviços foram mantidos.

Durante a reunião, foi argumentado ainda que São Carlos é uma cidade universitária, na qual milhares de professoras, professores e técnicas/os administrativos contribuem com a economia da cidade, inclusive com a empregabilidade. O setor de serviços de São Carlos é impactado diretamente pelos salários que os servidores da UFSCar recebem, chegando a quase 2 mil pessoas trabalhando, recebendo seus salários e movimentando a economia local.

Os vereadores Marquinho Amaral, Djalma Nery e o presidente da Casa, Roselei Françoso também participaram da reunião e apoiaram a proposta da vereadora Raquel em apresentar uma Moção de Apoio, além de pensar futuras ações unitárias com os servidores públicos municipais, que também estão em Campanha Salarial, visando a conscientização popular sobre a importância desses trabalhadores e dos serviços públicos, gratuitos e de qualidade, essenciais para a população.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp