02/03/2022 às 19h17min - Atualizada em 02/03/2022 às 19h17min

Sesc São Carlos traz o espetáculo de circo O Melhor Show do Mundo...Na Minha Opinião

O espetáculo será apresentado no sábado, dia 5 de março, às 16h30 no Galpão da unidade com entrada grátis. Neste sábado

Espetáculo solo do ator Tiago Marques, estreou em 2013 na Mostra de Teatro e Circo de Londrina-PR. Desde então, realizou apresentações em importantes festivais de teatro, com destaque para FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina (PR), Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife (PE), Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas (SP). Além disso, passou por mostras e encontros de palhaços como Encontro de Assis (SP), Mostra seu Nariz, dentro da programação do Festival de Curitiba (PR) e Palhaços Em Todo Lugar de Ribeirão Preto (SP). O trabalho também foi apresentado na Virada Cultural Paulista e no circo da Dona Bilica.

No espetáculo, a plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal... cadê o show? A monotonia é quebrada pelos gritos do pipoqueiro, o palhaço Ritalino adentra o local e, pedindo licença da maneira mais espalhafatosa possível, ele vai abrindo caminho entre as fileiras da plateia e passando pelos lugares mais apertados e inacessíveis. Está na hora de vender suas pipocas ao respeitável público. Aparentemente os artistas não chegarão a tempo e o pipoqueiro para não perder sua clientela resolve subir ao palco e entretê-los. Como vê o show toda noite, pensa que será fácil. O objetivo inicial de Ritalino ao estar na pele do artista é a de que o tempo passe, os sacos de pipoca esvaziem e a venda possa recomeçar. Como artista, ele é um completo desastre. É nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco.

Atrás do nariz vermelho, o versátil ator Tiago Marques busca em todo o seu repertório pretextos para que o show aconteça, brincadeiras, músicas de improviso e até uma banda composta por pessoas da plateia pipocam no palco. A interação com o público acontece a todo momento de maneira leve e confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino. O espetáculo tem um pequeno intervalo, assim como nos pequenos circos, onde os artistas completam a renda com a venda de comidas e souvenires. Portanto, Ritalino volta a trabalhar, o que significa mais pipocas à venda. Vê-se a malandragem do palhaço, mas também do vendedor ambulante. É a dramaturgia da vida transformada em riso.

Numa análise mais vertical, pode-se dizer que na verdade pouco importa o número que o palhaço realizará, o importante é apenas ter o motivo para estar em cena e lá poder mostrar a ridicularia e beleza do ser. Crê-se que o palhaço não se apresenta, ele convida a plateia para um jogo, que se joga de dois. O palhaço faz algo e isso lança a vez para a plateia. Ela devolve e o palhaço reage, podendo transformar e se transformar. Isso ocorre no espetáculo, que é um jogo de dramaturgia fechada, mas relação aberta.

 Tiago Marques, ator/palhaço

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Marques esteve em Residência Artística em Barcelona (CAL Clown) em 2017. Além de seu trabalho solo, realiza parcerias com outros artistas e grupos. É palhaço convidado na Troupe Tangará, importante grupo circense brasileiro. Já atuou ao lado do mestre Oscar Espínola, o palhaço Xupetin, premiado palhaço paraguaio radicado no Paraná. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Assim, seus números vão nascendo e se moldando à medida que têm seu encontro com o público.

Gênero: Comédia – Clown

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

Serviço:

Data: 5 de março, sábado.

Horário: 16h30

Ingressos: Grátis - Retirada de ingressos na Central de Atendimento, com 1 hora de antecedência. 2 ingressos por pessoa. Lugares limitados.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

www.facebook.com/palhacoritalino

www.tiagomarques.art.br

https://www.youtube.com/watch?v=LuqQlW10B9s


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp