22/02/2022 às 13h40min - Atualizada em 22/02/2022 às 13h40min

CITESC zera lista de pacientes com sequelas de COVID

Outro registro importante é a avaliação que os pacientes deram ao seu estado de saúde quando finalizaram os tratamentos. Atendimentos

O “Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid”, localizado nas instalações do CITESC, na área do Instituto INOVA – Parque Ecotec Damha, está praticamente zerando a lista de pacientes com sequelas de COVID-19 que estavam inscritos para os tratamentos que são disponibilizados: falta de paladar, zumbidos no ouvido, paralisia facial e perda de olfato, todos na área de Odontologia, e insuficiência respiratória, dificuldade de locomoção, dores musculares e fadiga, na área de fisioterapia.

Segundo os responsáveis pelos tratamentos realizados no centro, desde dezembro de 2021 – mês em que se iniciaram as inscrições para os citados tratamentos -, até agora, as equipes desse serviço gratuito – e completamente disponível para toda a população – realizaram 506 sessões na especialidade de odontologia, e 1.052 sessões em fisioterapia, algo que é considerado muito positivo.

Com as listas de espera praticamente zeradas, os técnicos aguardam agora que um novo contingente de pacientes com sequelas de COVID se inscrevam para os devidos tratamentos, que irão restituir a qualidade de vida que foi seriamente afetada durante os diversos períodos da pandemia.

Outro registro importante é a avaliação que os pacientes deram ao seu estado de saúde quando finalizaram os tratamentos.

Todos os pacientes relataram, no final de seus tratamentos e em uma escala de 1 a 10, (1 = saúde muito debilitada e 10 = saúde completamente restabelecida) terem atingido escalas de 9 e 10, sendo que quando iniciaram os procedimentos essa escala rondou 1, 2 e 3, o que demonstra a eficiência dos tratamentos, a maioria deles realizados com o auxílio de equipamentos inventados pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e entretanto já disponibilizados e comercializados por empresas parceiras.

Recordamos que o “Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19” é o resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Saúde de São Carlos, Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e o Instituto INOVA/CITESC – Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, sendo a única estrutura no país exclusivamente dedicada ao tratamento de pacientes (residentes em São Carlos e região) portadores de sequelas provocadas por COVID-19.

Desta forma, as pessoas que estiverem com sequelas de COVID podem marcar as avaliações e os seus tratamentos através do telefone (16) 3509-1351 – Santa Casa da Misericórdia de São Carlos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp