10/02/2022 às 22h05min - Atualizada em 10/02/2022 às 22h05min

Mais de 86% dos moradores de Ibaté estão vacinados contra a Covid-19

Os números mostram que a cidade já aplicou aproximadamente 70 mil doses da vacina, entre primeira, segunda, terceira e dose única. Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade.

Os números mostram que a cidade já aplicou aproximadamente 70 mil doses da vacina, entre primeira, segunda, terceira e dose única. “São mais de 86% de pessoas vacinadas com ao menos uma dose das vacinas disponibilizadas pelo Programa Estadual de Imunização [PEI]”, destacou Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.

Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo, até o dia 9 de fevereiro, Ibaté também aplicou um total de 29.501 vacinas de primeira dose; 26.240 de segunda dose; 12.625 doses de reforço e 1.027 de dose única.

Em relação à imunização completa (2ª e dose de reforço), são 27.267 moradores dos 35.472 [dados de referência de 2020], o que representa 76,87% do número populacional.

Outro dado importante que foi divulgado pela Secretaria da Saúde de Ibaté diz respeito ao número de crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades, que tomaram a primeira dose da vacina.

Até o dia 5 de fevereiro, 1.950 crianças já haviam tomado a primeira dose, ou seja, mais de 58% do total aptas a se imunizarem, segundo a projeção da Fundação SEADE, a qual apontou que Ibaté possui um público de 3.336 crianças nessa faixa etária. 

Elaine Sartorelli ressalta que a alta cobertura vacinal tem resultado diretamente na redução de internações pela doença, quer seja em enfermaria ou UTI, e consequentemente na melhoria do atendimento àqueles que procuram as unidades de saúde por outras doenças. “As pessoas que ainda não estão com o esquema vacinal completo devem procurar os postos de vacinação da nossa cidade, pois somente assim continuaremos reduzindo o número de pacientes internados por causa do novo coronavírus”, afirmou.

A vacinação para pessoas acima de 12 anos continua sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas UBS's Jardim Icaraí, Popular e Jardim Cruzado. Já a imunização infantil, das crianças de 5 a 11 anos também permanece nos PSF's Jardim Icaraí e Jardim Cruzado, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. “Ainda temos uma porcentagem de faltosos considerável”, enfatiza a secretária.

Mesmo com eficiência da vacina é importante que a população continue seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos da Saúde. “É necessário a colaboração de todos. Devemos continuar usando máscara, álcool em gel e manter o distanciamento físico. As vacinas são mais efetivas em diminuir agravamento e óbitos do que em prevenir a contaminação”, finalizou Elaine.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp