10/02/2022 às 14h55min - Atualizada em 10/02/2022 às 14h55min

Idoso com problemas cardíacos e com COVID-19 aguarda leito de UTI

Estado é desesperador e por conta da COVID, paciente não está conseguindo vaga em leitos regulados pelos sistema CROSS Pedido de ajuda

Arquivo Pessoal

A situação caótica que se encontra a saúde pública em São Carlos não cansa de judiar de pessoas que precisam urgentemente de leitos de UTI/SUS para pacientes positivados com a COVID-19. Desta vez um senhor de 81 anos, está internado em leito de estabilização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Felícia, aguardando uma vaga.

Clamando por “socorro” a cuidadora de idosa Daniele Janaudis que está acompanhando o senhor Mario Magri de 82 anos, pediu ajuda ao programa Fala São Carlos da rádio São Carlos AM na manhã desta quinta-feira (10).

Ela relatou em entrevista concedida aos apresentadores do programa, Jota Ribeiro Filho, Leandro Guerreiro e Valdir Penteado, que está aguardando a transferência do idoso para um leito de UTI Coronariana da Santa Casa de São Carlos (SP), como também algumas outras unidades hospitalares da região, porém todas as instituições teriam negado diante da afirmação de que o paciente não poderia ser colocado junto de outros internos, a fim de evitar um contágio pela Covid-19.

“Fiquei aqui, junto do seu Mario e da sua esposa até a meia-noite de ontem (quarta-feira – 09), e o descaso diante da situação que ele se encontra é tremenda”, afirmou a cuidadora durante sua participação no programa de rádio.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, estava acompanhando a entrevista nos estúdios da emissora e ele ficou indignado com a situação.

“A situação não pode ficar assim, eu sei o quanto é desesperador você não ter ar nos pulmões para respirar, necessitar de um equipamento pela boca para sobreviver e infelizmente ter que enfrentar essa situação, é vergonhoso o descaso quanto à saúde pública em São Carlos (SP)”, afirmou Lucão ao programa.

Outro lado

Em entrevista ao Jornal Primeira Página, o secretário de saúde Marcos Palermo, que foi duramente criticado no programa da rádio São Carlos, disse que essa era a segunda vez que o idoso era infectado pela Covid-19.

“O seu Mario é um paciente cardíaco, na primeira vez que ele se contagiou com a Covid-19 eu consegui a transferência, porém, agora não estou conseguindo leito, não depende de mim, não sou eu quem escolhe quem vai e quem fica, mas sim de um sistema computadorizado, o CROSS, que determina as vagas disponíveis para os pacientes em toda a região de São Carlos (SP)”, relatou Palermo ao jornal.

Palermo afirmou ainda que estaria indo até a Santa Casa na tarde desta quinta-feira (10) para intervir junto ao hospital a possibilidade de se montar um leito de UTI para a transferência do paciente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp