05/02/2022 às 12h40min - Atualizada em 05/02/2022 às 12h40min

Prestadores de serviço não conseguem emitir nota em novo sistema da Prefeitura de São Carlos

Autônomos, empresários e contadores não conseguem receber por trabalhos e têm prejuízos. Problemas

Reprodução EPTV

Profissionais autônomos, empresários e contadores de São Carlos estão com dificuldades para acessar o sistema do site da prefeitura para emissão de nota fiscal. Eles dizem que o sistema mudou e não há a opção para gerar o documento. Além disso, muitos dados desapareceram.

A prefeitura afirma que houve problemas nos primeiros dias, mas foram emitidas mais de 90 mil notas. 

Prejuízos

 Sem a emissão de nota fiscal, muitos profissionais estão sem receber pelos serviços prestados. O contador Carlos Fernandes está com acúmulo de serviço por causa do problema. “Esse sistema foi trocado recentemente e esse novo que está trazendo problemas pra gente. Nosso prejuízo é que se o cliente não recebe, ele também não nos paga e também atrapalha o nosso serviço na apuração dos impostos”, disse. 

Ele também não está conseguindo comunicação com a prefeitura. “Nós estamos tentando entrar em contato com a prefeitura, mas está um pouco difícil porque deve ter um número muito grande de gente acessando”, afirmou.

O diretor da Associação dos Contabilistas de São Carlos, Sebastião Cavallaro, diz que a quantidade de trabalho aumentou por causa da dificuldade com o sistema.

“O aumento foi de 100% porque todas as empresas que não conseguem emitir a Nota Fiscal vêm no escritório pedir ajuda”, contou o contabilista que encontrou ainda outro problema: “os arquivos passados foram perdidos, as empresas não têm mais os arquivos de tantos anos e a o sistema não avisou que os arquivos seriam desativados.”

A situação é preocupante também para a atriz Rossana de Marchi, que trabalha com recreação. “Pra receber das empresas, a gente precisa emitir nota. Eu não fui comunicada e eu acredito que ninguém foi a não ser no momento que a gente precisou entrar no site.”

Ela foi orientada a ligar na Secretaria de Arrecadação, mas o telefone lá não atende. “Passei o dia inteiro ligando sem retorno e enquanto eu não emito nota eu não recebo”, diz.

O que diz a prefeitura 

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, o novo sistema, diferente do anterior, engloba todos os serviços informatizados da prefeitura, mas, nesses primeiros dias, houve alguns problemas, mas foram emitidas 91.797 notas fiscais.

Em relação à falta de aviso sobre a troca de sistema, a secretaria informou que apresentou a alteração para contadores e empresas.

Os prestadores de serviço que ainda estão com problemas para gerar as notas podem entrar em contato com o Serviços Integrados do Município (SIM) pelos telefones (16) 3362-2960 e 3362-2961.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp