23/12/2021 às 18h39min - Atualizada em 23/12/2021 às 18h39min

Chácara Sapucaia em Araraquara se prepara para celebrar a Semana de 1922

Foi na Chácara Sapucaia que Mário de Andrade escreveu Macunaíma, obra-prima do modernismo brasileiro Celebração

IMA/Projeto Contribuinte da Cultura

Na tarde da última segunda-feira (20/12), atendendo ao convite da direção da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (FCLAr) e do Instituto Mário de Andrade (IMA) / Projeto Contribuinte de São Carlos, se reuniram na Chácara Sapucaia (Centro Cultural Professores Waldemar e Heleieth Saffioti), em Araraquara, representantes de diversas instituições culturais para discutirem e planejarem um conjunto de atividades tendo como foco o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

O Centro Cultural Professores Waldemar e Heleieth Saffioti (CCPWHS) funciona na Chácara Sapucaia, imóvel incorporado ao patrimônio da UNESP, Campus de Araraquara, por doação feita em 2000, pela Professora Doutora Heleieth Iara Bongiovani Saffioti.

O CCPWHS desenvolve projetos educativos e culturais beneficiando adolescentes, jovens e adultos da comunidade, preferencialmente aqueles de 14 a 25 anos de idade. A Chácara Sapucaia constitui rico patrimônio arquitetônico e paisagístico que entrecruza aspectos importantes da história política, literária, educacional e científica local e nacional.

Espaço-berço de Macunaíma, a Chácara entrelaça o fazendeiro e filólogo Pio Lourenço Corrêa ao escritor Mário de Andrade e ao Movimento Modernista. Foi na Chácara de Pio Lourenço que Mário de Andrade escreveu Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, obra-prima do modernismo brasileiro.

Estiveram na reunião Rafael Alves Orsi, vice-diretor da FCL/Ar e Fátima Camargo, presidente do IMA/ Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, além da Secretária de Cultura de Araraquara, o Gerente do SESC/Araraquara, representantes da Frente Parlamentar pela Cultura de Araraquara, membros da CAC da UNESP/Câmpus Araraquara, a Presidente da FUNDART de Araraquara, o Presidente do Instituto Angelim, coordenador de programação da Museu Casa Mário de Andrade de São Paulo, o Programador Cultural do SESC/ São Carlos e ainda professores e representantes vinculados a essas instituições. Na reunião se debateu sobre a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 e a necessária comemoração à luz dos desafios críticos do século XXI.

Foram apresentadas propostas de atividades e possibilidades de parcerias para as ações ao longo do ano de 2022, apontando para importância de ações conjuntas que cheguem a toda comunidade interna e externa à Universidade com o objetivo de fortalecer os papéis institucionais da Unesp e dos parceiros envolvidos junto à sociedade.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp