19/11/2021 às 14h07min - Atualizada em 19/11/2021 às 14h07min

Na semana da Consciência Negra "Eu canto minha África" lança quarto clip na internet

Na semana da Consciência Negra "Eu canto minha África" lança quarto clip na internet O Grito

A canção "O Grito" composta por Felipe Côrtes, inspirada no poema de Dnize Castro, idealizadora, produtora, coordenadora do coral "Eu canto minha África", formado por crianças e adolescentes negros e afrodescendentes da cidade de São Carlos, interior de São Paulo, é a quarta música lançada nessa semana para celebrar a Semana Nacional da Consciência Negra.

Trata-se de uma homenagem à Marielle Francisco da Silva (Marielle Franco) por sua trajetória e reconhecimento internacional na luta em defesa dos direitos da população LGBTI e das mulheres pretas e faveladas. Ouça aqui: https://youtu.be/jZJkqDzyQE0

A ativista e vereadora da cidade do Rio de Janeiro foi assassinada a tiros no ano de 2018 junto com seu motorista em uma emboscada. A exclamação "Presente!" logo após o nome de Marielle ser chamado foi adotado como símbolo de resistência contra toda forma de opressão e racismo e passou a ser proferido frequentemente em atos que compartilham as causas das minorias e dos movimentos de direitos da população afrodescendente.

A canção tem a produção musical de Felipe Côrtes que também fez a captação de vozes do coral em estúdio.

Este é o quarto dos cinco vídeos que o coral apresenta nessa Semana Nacional da Consciência Negra que termina no próximo sábado, Dia Nacional da Consciência Negra e Dia de Zumbi do Palmares.

O conteúdo pode ser acessado na página do coral pelo canal do youtube: coral eu canto minha africa. Os links estarão disponíveis também no site www.dcastroproducoes.com

O projeto recebe recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Edital Proac LAB – Lei Aldir Blanc e também apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos, da Secretaria Municipal de Educação e do Cemac – Centro Municipal de Artes e Cultura.

CRONOGRAMA DE LANÇAMENTOS

Dia 16 – Segregação (já disponível)

Dia 17 – Maculelê (já disponível)

Dia 18 – Nkosi Sikelel’ iafrica (já disponível)

Dia 19 – O Grito – Homenagem à Marielle Franco

Dia 20 (Dia Nacional da Consciência Negra) – Dama do Samba – Homenagem à Odette dos Santos

Ficha técnica: Nara Dom como regente e compositora, Felipe Côrtes na coordenação musical, Allan Gavassa como coreógrafo, Dagoberto João Cavaleiro na cenografia, Luciane Sant’Ana nos figurinos e adereços, André Luís Ferreira na fotografia, Adriana Nagazako na assessoria de imprensa, Cauê Mendes como designer gráfico, Gil Arruda como hair design, Gercilene Azevedo da Cunha na assistência de produção, Luana Di Pires na captação de imagens e edição, Thierry Gabriel Varela na assistência de captação de imagem e Daniela Cristina N. dos Santos como educadora social.

O coral conta também com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Cidadania, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos, da Secretaria Municipal de Educação e do Cemac – Centro Municipal de Artes e Cultura.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp