05/11/2021 às 13h05min - Atualizada em 05/11/2021 às 13h05min

IMA/Contribuinte da Cultura - Projeto apresenta audiocontos de Mário de Andrade com sons da década de 1930

Já anunciando o Centenário da Semana de 22 apresentações virtuais gratuitas dos audiocontos "O poço", "Túmulo, túmulo, túmulo" e "Caso em que entra bugre” têm apoio do IMA e do Projeto Contribuinte da Cultura IMA

Thamires Mulatinho

Com apoio do Instituto Mário de Andrade (IMA) e do Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, SP, o grupo musical paulistano JazZ RUraL apresenta em novembro o audiolivro “A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade”, com apresentações virtuais de três audiocontos sonorizados artesanalmente pela Rádio a Granel. O projeto foi contemplado pelo 4º Edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Música da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O pré-lançamento do audiolivro acontece com apresentações virtuais gratuitas e via Google Meet, sempre às 20h, nos dias 11/11, com o audioconto "O poço"; no dia 18/11, com o audioconto "Túmulo, túmulo, túmulo" e no dia 25/11, com o audioconto "Caso em que entra bugre”. Em cada dia, haverá um bate-papo prévio para contextualizar e preparar os participantes para acompanhar as apresentações. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail [email protected].

O projeto conta com trilha sonora original e com registros do acervo histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural de São Paulo, com áudios de festas tradicionais do interior paulista captados na década de 1930 pela equipe do próprio Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1937).

O coordenador do projeto, Enrique Menezes explica que para esse trabalho foram compostas músicas contemporâneas em diálogo com os áudios da época. “Esses sons paulistas, captados há uns 80 anos, guiaram nossa criação e fomos alternando as gravações originais com as nossas. Mário de Andrade pesquisou a fundo as festas populares paulistas, sendo pioneiro em registrá-las em áudio e vídeo. Dialogando com essas sonoridades do passado, fizemos uma recriação sonora para trazer essa rica pesquisa para uma linguagem atual e acessível. Um contraponto livre e aberto entre sonoridades captadas nos anos 30 no interior de São Paulo, composições contemporâneas, narrações e uma diversidade de vozes paulistas”.

A ideia é unificar o material captado por Mário de Andrade, por meio de uma produção artística experimental inspirada na diversidade da cultura tradicional paulista e no velho mito das três raças - que Mário trabalha também em “Macunaíma”, seu romance mais conhecido e que vale lembrar, foi escrito na Chácara Sapucaia, em Araraquara. Para isso, integram a equipe um narrador negro (Max B. O.), uma indígena (Rossandra Cabreira) e um branco (Zé Luiz Mazziotti).

Os contos

Os três contos que compõem o audiolivro “A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade” retratam diferentes olhares do escritor modernista sobre a gente paulista: "Túmulo, túmulo túmulo" é de 1926 (revisto em 1934 e 1944), se passa na capital e é narrado por Max B.O.; "Caso em que entra bugre" é de 1929, se passa no centro-oeste do Estado e é narrado por Rossandra Cabreira; "O poço" é de 1934, se passa na região de Araraquara e é narrado por Zé Luiz Mazziotti.  

Em contraste com as versões mais harmoniosas e engraçadas, nesses contos o escritor explora as relações tensas entre proprietários brancos e a cultura negra e indígena no Estado de São Paulo. Para cada um deles, o grupo JazZ RUraL apresenta uma experiência sonora original.   

SERVIÇO:

“A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade” pelo grupo JazZ RUraL (https://www.jazzrural.com)

Apresentações virtuais:

11/11, 20h - audioconto "O poço"

18/11, 20h - audioconto "Túmulo, túmulo, túmulo"

25/11, 20h - audioconto "Caso em que entra bugre".

Formato: As apresentações serão gratuitas e realizadas online via Google Meet. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail radioagranel@gmail  em até 1 hora antes da apresentação.

Apoio: Instituto Mário de Andrade (IMA) / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, SP.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp