20/10/2021 às 13h46min - Atualizada em 20/10/2021 às 13h46min

Nossa Guarda Municipal tem efetivo para tantas atribuições?

Hoje a GM tem Canil, Patrulha Maria da Penha, GAM, Patrulha Ambiental, vídeo monitoramento e logo, logo contará com ROMU. E o patrimônio público? Ácidas da Política

Diante dos últimos casos de furtos e danos em prédios e espaços públicos que estão sendo divulgados e contestados, inclusive por alguns vereadores de uns dias para cá, fica uma pergunta no ar: E a Guarda Municipal? Sim, como fica a principal atribuição da Guarda que tem como objetivo a proteção dos bens, instalações e serviços públicos municipais e de todas as escolas municipais, bem como zelar pela integridade física e moral de seus usuários.

Prestem atenção

Queremos deixar bem claro aqui na coluna que crítica não era para a corporação, mas sim para a Administração. A Guarda nessa gestão do prefeito Airton Garcia, cresceu bastante e merece esse crescimento. Hoje ela combate em várias frentes, além de zelar da forma que pode pelo patrimônio público, ela ainda auxilia a Polícia Militar no combate a alguns crimes e mantém a ordem pública em alguns espaços.

Se equipando e especializando

Hoje a Guarda tem Canil, Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Motos, Patrulha Ambiental, vídeo monitoramento e logo, logo contará com grupamento tático. Tudo muito bonito e muito parecido com a Polícia Militar. Com essas equipes especializadas, lógico que aumenta os flagrantes, de furtos, porte de entorpecentes, tráfico de drogas, violência doméstica, roubos e etc...

Mas e depois?

A cada flagrante desse, é uma, duas ou as vezes até três equipes que deveriam estar nas ruas patrulhando e que acabam ficando paradas nas delegacias aguardando a vez para o registro da ocorrência. Equipes paradas, menos pessoa para verificar um alarme de escola disparado, menos viatura para patrulhar espaços públicos como o piscinão do CDHU que teve 40% do seus alambrado furtado, os ginásios de esportes, menos segurança nas UPAs, Centros da Juventudes e outros espaços.

Ela cresceu em qualidade

Sim a Guarda Municipal cresceu muito em termo de qualidade e de produção de flagrantes, mas e o seu efetivo, cresceu dessa forma? Toda essa demanda citada acima, gera documentos, gera burocracia e lógico, mais alguns GMs que poderiam estar nas ruas, acabam indo para setores administrativos. E olha que nem vamos citar aqui os GMs que precisam ficar no Paço e na Câmara Municipal.

Mas e...

Não adianta comprar alarmes e instalar em todas as escolas se a hora que eles dispararem, as equipes estiverem empenhadas em um flagrante de tráfico por exemplo. O que vai adiantar é outra coisa.

E o efetivo?

É aqui que começa a nossa crítica. Se a administração quer uma Guarda como a nossa é hoje que dê a ela efetivo. Não adianta criar grupo A, B, C e não ter gente para compor essas equipes.

Cobertor de pobre

Com o efetivo existente hoje a Guarda está parecendo aqueles cobertores, como diz no ditado de “pobre” cobre a cabeça e descobre os pés. É legal ver a corporação “vibrando” como os militares. Acontece que os militares renovam seus efetivos regularmente, sempre tem “sangue novo” chegando na tropa. E a nossa GM, quando foi o último concurso de seleção de novos membros? Por isso e muito mais, que não caberia destacar aqui, deixamos a seguinte pergunta: Como fica a atribuição principal da corporação?   

Guarda forte é preciso efetivo

Que o nosso amigo Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública e leitor da coluna, entenda essa crítica de hoje. Ela não é para tropa em para o seu comando, ela é para a administração. Para ter uma Guarda forte é preciso efetivo. Sem efetivo ninguém faz nada, nem a Polícia Militar.

A nova onda...

Já tem algumas semanas que a câmara municipal, em suas sessões, tem como alvo de críticas a forma com que a Prefeitura vem respondendo aos requerimentos dos vereadores, formas evasivas que beiram o desrespeito tem sido prática, porém ontem a reclamação foi um pouco mais grave.

Será que é economia?

O vereador Paraná Filho solicitou a cópia integral de um processo no entanto recebeu como resposta que o processo seria muito grande e que se ele quisesse o mesmo estaria a disposição para consulta. Que bola fora hein.

Falando nele...

Paraná vem chacoalhando as sessões e os bastidores também, o governo de Airton tenta minimizar as ações do vereador e acaba o deixando ainda mais em evidência, afinal quando não é um é outro secretário que faz caca.

União Brasil, desunião São Carlos?

O Deputado Júnior Bozella que, esteve em São Carlos trouxe ajuda pra cidade, porém contudo e entretanto deixou um grão de discórdia ao anunciar Dr. Edson Fermiano como pré candidato a Deputado Estadual, como assim? Vereadores e nem os partidos sabem? Não foi uma boa ideia.

Os conselhos, aconselham...

Os conselhos municipais, principalmente os ligados a educação têm feito um trabalho árduo e intenso. Se reúnem com a sociedade, ouvem e levam as demandas a secretária. Esperamos que todo esse trabalho seja, no mínimo, resolvido com o mesmo comprometimento do conselhos.

Lei? Oras lei...

O vereador Sérgio Rocha protocolou requerimento pedindo mais fiscalização e cumprimento da Lei 13.326/04 que proíbe a colocação de placas, faixas, cartazes ou outros meios de divulgação em praças, árvores, postes, viadutos, pontes, equipamentos e prédios públicos no Município.

Lei? Oras lei...II

No último final de semana, o vereador esteve pessoalmente nos pontos de ônibus da “baixada do mercado” e constatou a exposição de muitos cartazes e placas de anúncios de vários assuntos, que violam a determinação da Lei Municipal. “Temos uma Lei Municipal desde 2004 que proíbe colocação de cartazes e faixas, mas o que vi é uma poluição visual muito grande”, apontou o vereador.

Simples

Oras vereador, nesses cartazes que sujam os pontos de ônibus de nossa cidade, são costumeiramente os “mesmos” anunciantes com nome, endereço e até telefone. Oras vão atrás e metem a caneta neles. Simples assim.

Prefeitura

Duro é ver a mesma lei que o senhor cita, sendo as vezes desrespeitado pela própria Prefeitura, que as vezes usa de faixas para anunciar evento A, B ou C. Praça Itália que o diga.

Falando em praça

Por acaso as obras da praça Coronel Salles já foram concluídas? A tão anunciada revitalização daquele espaço parou por qual motivo? O que houve, ninguém fala mais nada. Nem os vereadores que estão instalados em seus gabinetes do lado da mesma.

Festa

A saída do super, supimpa, mega e magnânimo “ex” secretário de Trânsito Coca Ferraz, foi bastante comemorado pelos vereadores durante a sessão desta terça-feira. Teve parlamentar que só faltou soltar fogos pela janela do plenário.

E agora?

Bom agora vamos aguardar como ficará os projetos “parados” do senhor Coca. Licitação do transporte, aquele monte de semáforo na Praça Itália se deteriorando com tempo e até hoje sem uso e outras “cositas más”.

Isso sim foi coisa boa

Na última sexta-feira em solenidade no auditório da Prefeitura de São Carlos o prefeito Airton Garcia junto com o deputado federal Júnior Bozella e do secretário de Obras, João Muller foi assinado a tão aguardada ordem de serviço para o início das obras de pavimentação e drenagem do Parque São José. Uma obra aguardada há 3 décadas em que a cidade reivindicava a pavimentação e infraestrutura desse importante parque industrial.

Isso sim foi coisa boa II

As obras terão investimento de R$ 6,4 milhões e serão realizados pela DATEC. Serão 40 mil metros quadrados de asfalto, 17 mil metros quadrados de passeio público(calçada) e 8 mil metros lineares de guias e sarjetas. Previsto ainda, toda obra de Drenagem em direção ao Piscinão do CDHU. Isso sim é coisa boa.

Para encerrar

É aquilo que escrevemos na coluna passada. Enquanto as brigas políticas entre Executivo e Legislativo não atrapalharem o bom andamento de São Carlos, deixa eles digladiarem, afinal isso sempre vai existir em qualquer parte do planeta. Isso é política.

Recuperação

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, continua em leito de Terapia Intensiva na cidade de Barretos. A Prefeitura informou nesta manhã que a sedação foi retirada e os exames demonstraram um quadro clínico em evolução positiva e que neste momento, Nino também recebe antibióticos para possíveis focos de infecção. Desejamos ao Nino melhoras e sua plena recuperação o mais breve possível.

Até sexta

Procure sempre ser o artista de sua vida; nunca dê tintas e pincéis pra que outros pintem a sua história. Fale conosco: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp