09/09/2021 às 17h41min - Atualizada em 09/09/2021 às 17h41min

Marquinho propôs e nome de José Benedito Sacomano é oficializado em Biblioteca Municipal no Jardim Tangará

Sacomano adotou São Carlos como sua terra, aqui formou uma família admirável e se realizou como cidadão, engenheiro, professor universitário e homem público Justa homenagem

O vereador Marquinho Amaral comemorou a denominação de “Professor José Benedito Sacomano” à Biblioteca Municipal anexa à EMEB Antonio Stella Moruzzi, no Jardim Tangará (zona leste), homenagem de iniciativa do vereador por meio da lei municipal No. 20152, publicada no Diário Oficial do Município. 

Marquinho ressaltou que a denominação “faz justiça à trajetória de uma personalidade de marcante contribuição à educação, à ciência, cultura e administração pública em nossa cidade”. Enfatizou que Sacomano “adotou São Carlos como sua terra, aqui formou uma família admirável e se realizou como cidadão, engenheiro, professor universitário e homem público que honrou e dignificou as funções que exerceu”. 

Nascido em Botucatu em 28 de setembro de 1942, José Benedito Sacomano se considerava um genuíno são-carlense, pois aqui chegou em 1962, para frequentar o cursinho do CAASO mesmo a contragosto do pai, que desejava que o filho estudasse na capital. Sua pretensão era, porém, ingressar na Escola de Engenharia de São Carlos(EESC) USP. De família numerosa, filho de Mário Sacomano e de Tereza Moresi Sacomano, tinha seis irmãs, cinco das quais vivem hoje em São Carlos. 

Formou-se em 1968 e logo iniciou sua carreira como engenheiro civil no FESB- Fundo Estadual de Saneamento Básico, atualmente SABESP, em São Paulo. De volta a São Carlos, para trabalhar na FEPASA até 1980, retornando à Escola de Engenharia de São Carlos como docente, cumprindo ali o seu mestrado e doutorado na área de Engenharia de Produção. 

Sua vocação, ou paixão, era ensinar e formar pessoas, nas várias modalidades. Mesmo como estudante , dedicou-se a dar aulas no Colégio São Carlos e no Instituto de Educação. 

Aposentou-se na USP em 1997, não antes de orientar inúmeros mestrandos e doutorandos, muitos dos quais se tornaram seus amigos. Após sua aposentadoria na USP iniciou uma nova carreira de docente, na UNIARA e posteriormente na UNIP - Universidade Paulista, em São Paulo, até o final de sua vida onde também orientou inúmeros alunos no mestrado e doutorado. Sua carreira na docência foi longa e produtiva, com diversos estudos publicados na área de Engenharia de Produção. 

Sacomano participou da política estudantil e também da vida política de São Carlos, tendo sido secretário municipal e candidato a prefeito. 

Casou-se com Claudete Cury Sacomano  em 1971 tendo dois filhos (José Alexandre Cury Sacomano e Mário Sacomano Neto) e cinco netos (Mário Luan, Enzo, Arthur, Alexandre e Ravi). 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp