31/05/2020 às 11h29min - Atualizada em 31/05/2020 às 11h29min

A partir desta segunda-feira, comércio não essencial poderá funcionar com restrições

Os restaurantes, bares e similares com atendimento presencial também a partir de segunda-feira poderão funcionar por 6 horas diárias seguidas. Decreto Estadual

São Carlos, a partir desta segunda-feira, 1º de junho, terá o comércio classificado como não essencial funcionando de segunda a sábado, com horário reduzido das 10h às 16h. Os restaurantes, bares e similares com atendimento presencial também a partir de segunda-feira poderão funcionar por 6 horas diárias seguidas. Pelos sistemas delivery e drive thru o atendimento pode ser realizado 24h por dia. 

A retomada foi possível após a Prefeitura de São Carlos informar que vai seguir integralmente o que determina o Decreto Estadual nº 64.881/2020, que dispõe sobre a medida de quarentena e institui o Plano São Paulo que tem como objetivo implementar e avaliar ações e medidas estratégicas de enfrentamento à pandemia decorrente da COVID-19, bem como a retomada de comércios e serviços não essenciais. 

Pelo Plano São Paulo o comércio em geral poderá funcionar com capacidade limitada (40%) em horário reduzido (6h seguidas diárias); os shoppings devem funcionar com capacidade limitada (40%), com horário reduzido (6h seguidas), com proibição de praças de alimentação (exceto ao ar livre); bares, restaurantes e similares somente poderão realizar o atendimento presencial ao ar livre, com capacidade 40% limitada e por 6h diárias; para os salões de beleza também será permitido o funcionamento com 40% da capacidade e 6h diárias. Todos os segmentos devem adotar os protocolos padrões e setoriais específicos. 

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas. 

As diretrizes do plano do estado regulam o atendimento presencial e o fluxo de clientes, funcionários e colaboradores em 15 setores produtivos e seus respectivos subsetores. Há diretrizes específicas para cada uma das cinco fases do Plano São Paulo que permitem a retomada gradual e segura da atividade econômica. As fases são as seguintes: Fase 1 (Alerta Máximo - Fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais); Fase 2 (Controle - Fase de atenção, com eventuais liberações); Fase 3 (Flexibilização - Fase controlada, com maior liberação de atividades), Fase 4 (Abertura Parcial - Fase decrescente, com menores restrições) e Fase 5 (Normal Controlado - Fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos). 

Fase amarela 

São Carlos se enquadra na fase amarela, que regulamenta a abertura de shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral que poderão funcionar com capacidade limitada a 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. 

Adiciona-se à lista salões e barbearias, além de bares e restaurantes que estarão liberados apenas para atendimento ao ar livre. Academias e eventos que gerem aglomeração continuam com abertura suspensa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp