18/02/2020 às 13h01min - Atualizada em 18/02/2020 às 13h01min

USP dá boas-vindas aos seus novos alunos

Com o tema Você faz parte de tudo isso, Semana de Recepção quer promover a interação entre calouros e veteranos da Universidade Mais uma Etapa

Circular num campus universitário e se integrar a outros estudantes vindos de diferentes locais e com formação cultural variada são desafios para os novos alunos que iniciam o ano letivo a partir deste dia 17 de fevereiro nos oito campi da USP espalhados pelo Estado de São Paulo. Eles foram aprovados pelo vestibular da Fuvest, pelo Sisu ou por meio de olimpíadas de conhecimento e agora chegam à Universidade com uma série de dúvidas e inseguranças.

Pensando nisso, as várias unidades de ensino da USP prepararam a Semana de Recepção aos Calouros com atividades de integração e ações culturais e recreativas. São palestras, bate-papos com veteranos e professores, visitas para conhecer instalações das unidades de ensino, gincanas, apresentações musicais, campanhas e ações sociais que promovem o acolhimento dos estudantes. Para participar, basta ficar atento à programação da unidade da qual o aluno faz parte (cada faculdade possui uma agenda de atividades).

Os calouros também serão recebidos com a campanha Você faz parte de tudo isso, que estará em cartazes, totens e faixas espalhadas pelos campi.  “A Campanha de Recepção aos Calouros deste ano tem características especiais. É a primeira vez que a USP faz a matrícula presencial unificada e não, como acontecia anteriormente, nas diversas unidades de ensino da Universidade. A campanha tem como objetivo legitimar ao estudante que ele faz parte de tudo isso, ou seja, da USP!”, disse o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat.

Produzida por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a campanha deste ano estará também nas redes sociais da Pró-Reitoria de Graduação, com avisos e dicas para facilitar o início da vida acadêmica do estudante. “Nosso propósito foi dar boas-vindas aos novos ingressantes de forma jovem e humanizada. Sabemos que houve mudanças no ingresso e ficamos muito felizes em integrar o novo cenário mais justo e acolhedor que a USP vem construindo”, explica o aluno Guilherme Chaves, do grupo que criou a campanha. O mote central foi pensado a partir de um poema de Gregório de Matos que figurou na lista de obras literárias de leitura obrigatória para a Fuvest 2020, cujos versos iniciais são “O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp