12/02/2020 às 17h09min - Atualizada em 12/02/2020 às 17h09min

Ação ajuizada por Promotoria visa ao manejo adequado de resíduos sólidos em Rio Claro

Prefeitura e cooperativa devem adotar série de medidas MP

O MPSP ajuizou no dia 7 de fevereiro uma ação contra o município de Rio Claro e a Cooperativa dos Coletores de Resíduos da Construção Civil local pedindo que a Justiça determine ao poder público a obrigação de cumprir o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, bem a de elaborar o Plano de Resíduos da Construção Civil e constituir o Conselho Municipal de Resíduos Sólidos. 

Autor da ação, o promotor de Justiça Gilberto Camargo pede ainda que a Prefeitura de Rio Claro realize permanentemente a fiscalização de aterros e de pontos clandestinos de descarte de resíduos sólidos, promovendo ainda o tratamento de resíduos sólidos antes do aterramento. Para o membro do MPSP, o Executivo local deve manter unidades de triagem e compostagem, por si ou mediante concessões ou permissões de serviços públicos, tudo em consonância com a legislação ambiental.

Quanto à cooperativa, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente pretende que o Judiciário determine o cumprimento de exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), procedendo à regularização, por meio da obtenção das licenças ambientais cabíveis, seus processos produtivos, áreas, equipamentos e atividades. Para Camargo, a cooperativa deve paralisar o recebimento de resíduos sólidos até a obtenção das licenças ambientais da Cetesb.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp