19/11/2019 às 14h01min - Atualizada em 19/11/2019 às 14h01min

Semana da Prematuridade da Santa Casa implanta o Projeto Coala

Novembro é o mês que se traz o alerta à prematuridade no mundo. Vida

A equipe multidisciplinar da UTI Neonatal da Santa Casa de São Carlos lançou, neste domingo, 17, durante a abertura da Semana da Prematuridade, o projeto Coala – Controlando Oxigênio Alvo Ativamente. Novembro é o mês que se traz o alerta à prematuridade no mundo.

O projeto Coala tem o objetivo de proteger ainda mais os recém-nascidos prematuros do excesso ou da falta de oxigênio ofertado.

O projeto contou com a participação de toda a equipe da UTI Neonatal representada pela coordenadora médica Dra. Danielle Penedo, coordenadora de Enfermagem Maria Zilá Penharvel e coordenadora de Fisioterapia Marta Martins Canotilho.

A proposta consiste em quatro etapas que estão sendo implantadas em Centros de Tratamento Intensivo Neonatal de todo País. Na Santa Casa, a primeira etapa será realizar a sensibilização e treinamento das equipes de assistência. A segunda será iniciada a mudança de rotina para a monitorização dos prematuros. Com a implantação da terceira etapa será produzido indicador com dados colhidos pelo projeto. A quarta etapa será implantado treinamento dentro da Educação Permanente e Continuada.

Durante a Semana da Prematuridade que vai até domingo, 24 de novembro, será implementada a primeira etapa do projeto.

SAIBA MAIS! - O uso do oxigênio no período neonatal, embora necessário para o suporte da vida em diversas patologias, pode ser potencialmente tóxico em vários tecidos e órgãos, especialmente nos prematuros extremos.

Já o excesso de oxigênio no período neonatal causar aumento do tempo de internação, enterocolite necrosante, aumenta a displasia broncopulmonar, retinopatia da prematuridade, lesão no desenvolvimento cerebral, lesão do DNA, colapso alveolar e atelectasia e redução da contratilidade do miocárdio.

De acordo com as coordenadoras, os benefícios do Projeto Coala também são econômicos. Oxigênio é um gás caro, então, ao fazer esse desmame precoce o recém-nascido fica em ar ambiente mais cedo, diminuindo o custo pelo uso do oxigênio para o hospital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp