A Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira (13), às 18h30, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à situação da Associação dos Surdos de São Carlos (ASSC), conforme solicitação do vereador Daniel Lima em requerimento aprovado por unanimidade no Legislativo.
A ideia da criação de uma associação de surdos na cidade foi lançada em 2007, não prosperou na época por falta de apoio, mas o sonho persistiu. Em 2012 a proposta foi retomada e ganhou força com empenho de surdos, pais e familiares de jovens e crianças surdas, profissionais da educação e saúde, da sociedade civil e da ASJA (Associação dos Surdos de Jaú). A ação conjunta resultou na fundação da Associação dos Surdos de São Carlos no dia 3 de março de 2013. Atualmente a ASSC tem sede na Avenida. Comendador Alfredo Maffei nº 1372, no Jardim São Carlos.
O vereador Daniel Lima destaca a importância da atuação da ASSC e das ações que desenvolve (de caráter social, esportivo e cultural) e entende ser necessária uma discussão no âmbito do Poder Legislativo em conjunto com o Executivo e a sociedade civil, para uma abordagem acerca da atual situação da entidade.
Deverão participar da audiência pública representantes da ASSC, e dos seguintes órgãos e instituições: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, (SEBRAE), Companhia Paulista de Força de Luz (CPFL), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Delegacia da Mulher, Poupatempo, Unimed São Carlos, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e Ministério Público Estadual.