04/10/2019 às 10h47min - Atualizada em 04/10/2019 às 10h47min

Iniciativa da USP São Carlos está com inscrições abertas

Pesquisadores, comunicadores e demais interessados em popularizar a ciência poderão participar de um workshop no sábado, dia 26 de outubro, para preparem suas apresentações, que serão realizadas no dia seguinte Divulgação Científica

Denise Casatti

Promover uma série de apresentações rápidas e sequenciais para explicar conceitos científicos, de forma descomplicada e atraente, à população de São Carlos. Essa é a proposta do evento Divulgathon: ciência sem barreiras, uma verdadeira maratona de divulgação científica que será realizada no dia 27 de outubro, domingo, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Antes da maratona, os atletas da divulgação científica participarão de um treinamento intensivo no dia anterior, das 9 às 18 horas. Especialistas da área explicarão conceitos relevantes para quem deseja contribuir com a popularização da ciência. Também haverá exercícios práticos para despertar a criatividade, aprimorar as habilidades de comunicação oral, o trabalho em equipe e a capacidade de autorreflexão dos participantes em relação a como fazem divulgação científica e a como poderiam fazer melhor.

Para participar do treinamento e, depois, apresentar-se no Divulgathon: ciência sem barreiras, não é preciso ter experiência prévia, basta preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/9b4a9. A participação é gratuita e há apenas 70 vagas, por isso, haverá uma pré-seleção dos inscritos. Serão considerados como critérios de seleção as experiências anteriores em divulgação científica bem como a área de atuação dos inscritos, já que a ideia do evento é promover a diversidade, a pluralidade e a interdisciplinaridade.

As inscrições vão até domingo, dia 13 de outubro, e a divulgação dos selecionados acontecerá na semana de 14 de outubro por meio do site do ICMC e por e-mail. Esta é a primeira edição do Divulgathon, um evento público em que jurados vão avaliar as apresentações de divulgação científica e selecionarão as três melhores. Como reconhecimento, os responsáveis por essas apresentações serão convidados a participar da edição local do maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2020.

Divulgathon também faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp