02/10/2019 às 11h44min - Atualizada em 02/10/2019 às 11h44min

Música marca abertura da Campanha Outubro Rosa

Em São Carlos são oferecidas pelo SUS 896 mamografias por mês, exame fundamental para detectar a doença Câncer de mama

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizou na manhã desta terça-feira, dia 1º de outubro, no Paço Municipal, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Com a presença do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM), dos secretários de Saúde, Marcos Palermo, de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, pastas parceiras da Campanha; do presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes e dos vereadores Cidinha do Oncológico e Marquinho Amaral, o evento começou com muita música com a apresentação de dez violonistas do Centro Suzuki de Ensino Musical de São Carlos, espaço dedicado ao ensino de instrumentos de cordas. Também participaram Sônia Maria Tomé, eleita Miss Terceira Idade 2019 e Jorge de Jesus Bueno dos Santos, eleito Mister Terceira 2019 em concurso realizado pelo FSS, além de profissionais que trabalham na prevenção e tratamento da doença.

“Durante todo esse mês vamos realizar diversas palestras em diferentes equipamentos públicos para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção e a necessidade da realização do exame de mamografia. Também vamos realizar a Corrida e Caminhada Outubro Rosa no dia 20 de outubro com saída a partir das 8h do Parque do Kartódromo. Esse ano somente vamos encerrar a Campanha no dia 31 de outubro com o baile no Ítalo. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença”, alertou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia.

A vereadora Cidinha do Oncológico, autora da Lei 17.605/15 que instituiu nos hospitais de São Carlos, credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama, destinado às mulheres que sofreram mutilação, total ou parcial, da mama, decorrente do tratamento para o câncer, falou da conscientização. “Infelizmente, essa doença é a maior causa de morte das mulheres no país. Juntos, podemos reverter esse quadro, levar informações sobre a doença e conscientizar sobre a prevenção e, sobretudo, garantir à mulher o direito à vida”.

Alessandra Groppa, psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico e do GAICAM, falou da importância da detecção precoce da doença, já que quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. “Percebemos todos os anos, logo após o início da campanha, que a procura por consultas e mamografias aumenta. Queremos que o assunto seja discutido entre as famílias e que sirva mesmo de alerta para a realização de exames periódicos, salvando dessa maneira muitas vidas”.

Em São Carlos são oferecidas pelo SUS 896 mamografias por mês, exame fundamental para detectar a doença. O município também possui o Ambulatório Oncológico que hoje disponibiliza 750 consultas por mês, dessas 145 são de mastologia. 288 pacientes diagnosticadas com câncer de mama recebem tratamento quimioterápico. 17 cirurgias de reconstrução mamária, sendo 7 imediatas e 10 após o tratamento, também já foram realizadas esse ano.

A palestra de abertura da Campanha esse ano foi ministrada pelo diretor científico da DNA Consult Genética e Biotecnologia e professor de pós-graduação em Biotecnologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Euclides Matheucci Jr, que falou falar sobre “Tecnologia Genômica na Prevenção do Câncer de Mama”.

 Confira os dias, horários e locais das demais palestras com o tema “Câncer de Mama”:

 

8/10 – 8h30 - CRAS São Carlos VIII;

9/10 – 14h - CRAS Santa Eudóxia;

11/10 – 14h - Centro Comunitário de Água Vermelha;

14/10 – 9h - CRAS Santa Felícia;

17/10 – 8h - Centro Comunitário Maria Stela Fagá;

17/10 – 14h – CRAS Pacaembu;

17/10 – 14h – CRAS Jockey Clube;

22/10 – 14h – Centro Comunitário Castelo Branco;

28/10 – 9h - Centro Comunitário Antenor Garcia. 

Caminhada - Para a caminhada o Fundo Social de Solidariedade está fornecendo tickets para os interessados. Para receber o ticket que dá direito a uma camiseta do evento e equivale a inscrição da caminhada é necessário fazer a doação dos seguintes produtos de higiene pessoal: sabonete ou creme dental (pelos menos duas unidades de um dos produtos); shampoo ou desodorante (1 unidade de um dos produtos) ou um pacote de absorvente.

A troca poderá ser realizada nos seguintes pontos: Paço Municipal, rua Episcopal, 1.575, no centro; Fundo Social de Solidariedade, rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina; Centro da Juventude Elaine Viviani, rua Paulo VI, 1.000, Jardim Monte Carlo; Shopping Iguatemi São Carlos - Loja da Lupo e na Unidade Básica de Saúde de Santa Eudóxia.

Ao doar os produtos o participante receberá um ticket. Depois, nos dias 17 e 18 de outubro, deverá trocar esse ticket pela camiseta da caminhada na sede do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, das 9h às 17h, ou na loja da Lupo no Shopping Iguatemi São Carlos em horário comercial. 

Kit Corrida – Para a corrida todas as vagas já foram preenchidas. O atleta que se inscreveu deve doar um pacote de fralda geriátrica para retirar o kit. Os kits serão entregues na sexta-feira, dia 18 de outubro, das 9h às 17h, no Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, nº 1.575, no Centro. No sábado, dia 19 de outubro, a entrega será das 9h às 17h, no Parque do Kartódromo, na avenida Liberdade s/nº, no bairro Santa Paula.

 

A corrida será disputada na distância de 5 km. A caminhada será na distância de 3 km. O evento é organizado pela O.A. Eventos, a coordenação técnica é da Raveli Sports, a realização do Fundo Social de Solidariedade (FSS) com apoio da Prefeitura de São Carlos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp