O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, a programação do SP Gastronomia. O maior programa gastronômico do país terá sua primeira edição durante todo o mês de outubro, com mais de 200 atividades nas 16 macrorregiões do estado de São Paulo. Também participaram do evento os chefs Ivan Achcar, da Escola de Gestão em Gastronomia; Viko Tangoda, da Viko Gastronomia; Fábio Vieira, do Micaela; Juliana Amorim do restaurante Ecully e a Masterchef Cecilia Padilha, da YesWeCook.
"Esse programa está diretamente vinculado a geração de empregos, de oportunidades, e apoio ao empreendedorismo que é a atividade da gastronomia na economia criativa", comentou o Governador João Doria, destacando também o grande esforço social do SP Gastronomia. "Todos os restaurantes Bom Prato estarão envolvidos com as opções feitas pelos chefs numa determinada data", ressaltou.
O principal objetivo do SP Gastronomia é envolver a sociedade em uma grande celebração da identidade e da diversidade culinária de São Paulo, além de promover a integração entre produtores, chefs e restaurantes. A expectativa é de alto impacto na geração de renda e emprego, estímulo ao turismo, desenvolvimento da economia criativa e consolidação da imagem positiva de São Paulo como referência no setor gastronômico.
"O objetivo do Governo do Estado ao realizar o SP Gastronomia é justamente celebrar a identidade, a potência e a diversidade da gastronomia de São Paulo, envolvendo o conjunto de produtores, de chefs, de restaurantes e também de todos os cidadãos amantes da gastronomia", listou o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. "É portando um programa com alto potencial de geração de emprego e renda, no turismo, no desenvolvimento da economia criativa e na construção de uma imagem positiva do estado de São Paulo", comentou.
Chefs consagrados já confirmaram presença, como os brasileiros Alex Atala, Guga Rocha, Carole Crema, Manu Buffara, Jefferson Rueda, Morena Leite, Fábio Vieira, Danielle Dahoui, Carlos Bertolazzi e Ivan Achcar, a francesa Dominique Crenn e o espanhol Andoni Luis Aduriz. O calendário reúne também diversas outras linguagens culturais, como a música, a literatura e o audiovisual.
Outra meta é estabelecer outubro como Mês da Gastronomia em todo o estado, criando uma agenda permanente para promover o setor e estimular a economia. Com a integração de todos os elos da cadeia produtiva do setor gastronômico em um único e longo evento, o Governo do Estado abre novas oportunidades de negócios e atua, de forma inédita, para fomentar ações entre o setor público e patrocinadores do setor privado.
Potencial econômico
O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o estado de São Paulo e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos.
São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo – entre eles D.O.M., Maní e A Casa do Porco, todos na capital – e onze dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.
Ação integrada
O SP Gastronomia é o maior programa intersecretarias já realizado pelo Governo do Estado. No calendário de eventos elaborado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participam também as pastas de Desenvolvimento Regional; Saúde; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.
Patrocínios
No dia 13 de agosto, o Governador Doria apresentou o SP Gastronomia a dezenas de empresários, que foram convidados a apoiar o projeto por de leis federal e estadual de incentivo à cultura ou investimentos de marketing. O SP Gastronomia será totalmente realizado com recursos da iniciativa privada. As empresas Rede, Alelo, Ambev, Minalba, Sky e Tramontina confirmaram patrocínio. O evento terá como parceiros de mídia as redes de televisão e rádio Band e Cultura, a Infoglobo e o jornal O Estado de S. Paulo.
Calendário
O calendário completo das atividades ao longo de 31 dias, com datas e locais, está disponível no sitewww.spgastronomia.gov.br. Abaixo, alguns dos destaques do programa:
2/10 - São Carlos
3/10 - Ribeirão Preto
4/10 - França
5/10 - Barretos
6/10 - São José do Rio Preto
8/10 - Araçatuba
9/10 - Presidente Prudente
10/10 - Marília
11/10 - Bauru
12/10 - Sorocaba
13/10 - Campinas
15/10 - Taubaté
16/10 - Santos
17/10 - Registro
18/10 - Santo André
24 a 27/10 - São Paulo