26/07/2019 às 15h07min - Atualizada em 26/07/2019 às 15h07min

Palestra no Observatório falará sobre os principais observatórios abertos ao público no Brasil

O tema da Sessão Astronomia deste sábado, 27 de julho, às 21 horas, será "Observatórios Públicos do Brasil". Onde ir para ver o céu

O tema da Sessão Astronomia deste sábado, 27 de julho, às 21 horas, será "Observatórios Públicos do Brasil".

A palestrante será Bruna Gomes da Silva, da equipe do Observatório. Ela falará sobre alguns dos principais observatórios abertos ao público no Brasil, que fazem um excelente trabalho de difusão da Astronomia por todo o país.

O evento acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Evento gratuito e sem inscrição prévia. Capacidade do auditório: 40 lugares.

A Sessão Astronomia é um programa de palestras do Observatório Dietrich Schiel criado em 1992. São palestras proferidas pelos membros da equipe do Observatório e convidados. O programa tem como objetivo aprimorar os talentos dos estudantes de graduação na divulgação científica. Pesquisando, preparando e apresentando palestras sobre os mais diversos temas de Astronomia e Astronáutica, os estudantes levam informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. As palestras são supervisionadas por um profissional da área e apresentadas para os membros da equipe do Observatório antes da apresentação pública.

Sol e telescópios: mais uma edição do Domingo Solar no Observatório

Neste domingo, 28 de julho, haverá no Observatório mais uma edição do Domingo Solar. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece à tarde, entre 14 e 16 horas.

o Domingo Solar é observação do Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público. Na sala solar, a decomposição da luz do Sol em uma faixa multicolorida – o espectro solar – permite sabermos do que o Sol é feito. Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês.

Importante: nunca olhe diretamente para o Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol, consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.

O Domingo Solar acontece nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Evento gratuito e sem inscrição prévia. A observação depende de condições meteorológicas favoráveis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp