18/07/2019 às 11h42min - Atualizada em 18/07/2019 às 11h42min

Portal de Cursos Abertos da UFSCar completa um ano de atividades

Atualmente, o PoCA conta com mais de 32 mil usuários cadastrados de 29 países PoCA

Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar completou, no último dia 13 de julho, um ano de atividades, oferecendo cursos gratuitos, na modalidade a distância, destinados à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, aos concluintes. 

O portal, que nasceu em paralelo ao Inovaeh (inovaeh.sead.ufscar.br), partiu da iniciativa da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar em levar conhecimentos e oportunidades de aprendizagem a cada vez mais pessoas, sem restrição.

Atualmente, o PoCA conta com mais de 32 mil usuários cadastrados de 29 países: Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Uruguai.

O catálogo do PoCa tem, atualmente, 26 opções de cursos, distribuídas nas seguintes áreas: Informação e Comunicação; Ensino e Aprendizagem; Inclusão e Acessibilidade; Matemática; Sustentabilidade; e Tecnologias na Educação. Entre os lançamentos mais recentes estão as formações "Recursos Educacionais Abertos: repensando a produção de conteúdos" e "Estratégias de mediação em fóruns de discussão online".

Também são destaques cursos destinados a servidores públicos: "Procedimentos para um fluxo documental que atenda a gestão de documentos públicos", com carga horária de 30 horas, e "Curso básico de gestão de riscos corporativos", de 20 horas. Para o segundo semestre de 2019 já estão em produção novos cursos em diferentes temáticas. O catálogo de cursos do PoCA pode ser acessado em poca.ufscar.br. O cadastro deve ser realizado neste link.

Inovaeh
Também há um ano no ar, o Inovaeh é um portal que busca incentivar a inovação pedagógica e tecnológica do trabalho docente. É direcionado a professores do Ensino Superior, mas também subsidia a prática de professores da Educação Básica. 

Os usuários podem, inclusive, utilizar o serviço de assessoria pedagógica do Inovaeh - o Assessoraeh -, com a orientação de profissionais da SEaD para práticas pedagógicas que utilizem abordagens híbridas e apoiadas em tecnologias digitais de informação e comunicação. Os serviços do Assessoraeh estão disponíveis para toda a comunidade da UFSCar pelo Sistema de Apoio Moodle (SAM).

Além de materiais constantemente atualizados pela equipe pedagógica da SEaD, o Inovaeh oferece cursos. Saiba mais em inovaeh.sead.ufscar.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp