15/07/2019 às 11h28min - Atualizada em 15/07/2019 às 11h28min

Racismo é crime! Quem não combate é conivente!

Nossa solidariedade as duas mulheres que foram vítimas de racismo! Nota

O Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos, por meio desta nota, vem a público manifestar a sua indignação e repulsa a toda forma de racismo presente em nossa sociedade.

Nossa manifestação é referente a denúncia de duas mulheres negras, uma servidora municipal e outra terceirizada da Prefeitura, que denunciaram, com provas, atos de racismo de uma pessoa que ocupa um cargo de confiança na Prefeitura Municipal de São Carlos.

Nenhum ato de racismo ou injúria racial deve ser tolerado. Nenhuma piada é menos grave. Atos como estes fazem parte de uma grave realidade que atinge a população negra em nosso país e traz uma menor proteção social em todos os âmbitos à essa população.

O Prefeito se torna conivente do racismo quando em declaração pública trata a questão como “briguinhas de funcionários e se ficar correndo atrás disso não trabalha”, “prefiro não gastar muito tempo com isso não”.

Porém os dados dizem o contrário, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. Ao se tratar das mulheres negras, elas são as mais atingidas pelo feminicídio, pela criminalização do aborto, pela violência doméstica e obstétrica.

Um Prefeito, como figura pública e servidor público, não pode achar que isso é perder o seu tempo. Ele deve se posicionar a favor das vítimas, exigir uma investigação e punição diante da lei vigente.

Por isso, exigimos a devida apuração dos fatos, a punição à pessoa agressora. E para além disso, a implantação de medidas de combate ao racismo como política pública para a população e internamente à Prefeitura Municipal.

Nossa solidariedade as duas mulheres que foram vítimas de racismo!

Nossa luta até que todas as pessoas sejam livres!

São Carlos, 13 de julho de 2019
Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp