05/07/2019 às 14h34min - Atualizada em 05/07/2019 às 14h34min

UFSCar apresenta exposição sobre a Unidade Especial de Informação e Memória

Mostra é gratuita, aberta ao público e pode ser vista até 5 de setembro CECH

Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugura a exposição "Minha, tua, nossa memória", organizada por estudantes de graduação em Linguística da Universidade, no escopo da disciplina "Laboratório 7 - Meios e materiais". A mostra apresenta parte do acervo UEIM, para que a comunidade universitária e o público externo possam conhecer a história preservada pela Unidade. 
Localizada no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, a UEIM é rica em diversidade e memória; o material exposto é um recorte do amplo arquivo que o setor abriga. A exposição é gratuita, aberta ao público e fica disponível para visitação até o dia 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h45, e das 14 às 17 horas, na própria sede da UEIM. Mais informações podem ser obtidas no site www.ueim.ufscar.br.

Sobre a UEIM
Inaugurada em 1998, a Unidade - vinculada ao CECH - teve origem no antigo Arquivo de História Contemporânea, criado no final dos anos 1970, que tinha o intuito de desenvolver atividades de conservação da memória histórica e cultural regional e nacional. Atualmente, a UEIM abriga importante acervo com documentos privados e públicos, mapas e plantas, cartazes, folders, folhetos, almanaques, fotografias, obras de arte e de artesanato, filmes, microfilmes, discos de vinil, partituras, periódicos, além de cerca de 40 mil livros.
O conjunto documental da UEIM é composto por diversas coleções, como o Fundo Carlos Leôncio "Nhonhô" Magalhães, a Coleção Thereza Santos, o Arquivo Ana Lagoa e o acervo do Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade (NILS). Os documentos se referem a diversos temas, como economia cafeeira paulista, urbanização da cidade de São Paulo, ferrovias paulistas, eletrificação do estado de São Paulo, história afro-brasileira, ditadura militar, história de São Carlos, mídia, feminismo, teatro, cinema, cultura e literatura brasileira contemporânea. O acervo e as exposições são abertos aos público em geral.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp