27/06/2019 às 17h49min - Atualizada em 27/06/2019 às 17h49min

Médico José Eduardo Ungari receberá título de Cidadão Honorário de São Carlos nesta sexta-feira

Natural de Ribeirão Bonito, filho de Antônio Ungari e Teresa Roberti Ungari, José Eduardo nasceu em 15 de maio de 1939. Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), iniciou a atividade como pediatra em São Carlos Reconhecimento

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (28) às 19h30, no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para a entrega oficial do título de Cidadão Honorário de São Carlos ao médico pediatra José Eduardo Ungari, em reconhecimento à sua contribuição ao setor de saúde no município. O orador da solenidade será o vereador Luis Enrique Kiki, autor do decreto legislativo No.926, que oficializou a homenagem.

Natural de Ribeirão Bonito, filho de Antônio Ungari e Teresa Roberti Ungari, José Eduardo nasceu em 15 de maio de 1939. Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), iniciou a atividade como pediatra em São Carlos trabalhando na Santa Casa e na Maternidade D. Francisca Cintra Silva. Por 30 anos chefiou a Unidade de Pediatria da Santa Casa, sendo responsável pelo berçário da maternidade. Integrou a  comissão de pediatras que introduziu o alojamento conjunto – o recém nascido fica junto com a mãe logo após o nascimento, para favorecimento da amamentação – e ajudou a criar na maternidade o “Banco de Leite”  que recebeu o seu nome.

Também exerceu o cargo de Vice Diretor Clínico da Santa Casa e foi diretor e presidente da  Sociedade Médica de São Carlos. Em 1971 foi contratado para assistência médica nos parques infantis da Prefeitura Municipal. No mesmo ano esteve entre os fundadores da Unimed São Carlos, cooperativa que presidiu em 1990-92. A ala pediátrica do hospital da Unimed recebeu seu nome.

O médico também atuou na área pública como concursado da secretaria  da Educação e do  Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). Fez parte em 1993 do grupo dos 20 fundadores da Unicred São Carlos (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos de São Carlos), tendo sido diretor-presidente no período de 2008 a 2011.

Na Secretaria Municipal de Saúde em 1996 introduziu e coordenou reuniões com as gestantes nas UBS’s para incentivo da amamentação. Com esse mesmo objetivo criou na Unimed um curso com 10 aulas ministrado por enfermeiras Em 2008 a convite da “Sescoop” visitou cooperativos de Crédito em Quebec – Canadá (sistema Des Jardins) e em Miami (Dade County Federal).

A sessão solene terá transmissão pela TV Câmara (Net canal 8), rádio São Carlos AM e pela internet (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) podendo ser visualizada em computadores, tablets e smartphones.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp