20/06/2019 às 10h42min - Atualizada em 20/06/2019 às 10h42min

Campanhas educativas, engenharia e fiscalização reduzem números de acidentes de trânsito em São Carlos

Um trânsito mais seguro começa com você. Mas depende de todos para ser melhor Resultados

Os números de acidentes de trânsito diminuíram ao longo dos últimos 3 anos em São Carlos. Dados do COPOM online do primeiro trimestre do ano de 2017, comparados com o mesmo período de 2019, apontam queda de 16% (15,93%). Se comparar os números do ano de 2017 com 2018, a queda é de quase 18% (17.77%) no número de acidentes na cidade (dados abaixo).

“Esse resultado faz parte de uma série de ações que a Secretaria de Transporte e Trânsito vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos: educação, obras e fiscalização. Hoje, investimos pesado, principalmente, na conscientização da população”, disse Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito.

Para marcar o Maio Amarelo, a Prefeitura deu início a Campanha “Um trânsito mais seguro começa com você. Mas depende de todos para ser melhor”. Idealizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito, as ações serão desenvolvidas, ao longo de 2019, com o objetivo de estimular ações mais conscientes no trânsito.

De acordo com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Entre as principais motivações dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”. Excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado são algumas delas.

Durante o mês de maio, várias ações foram realizadas para alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Um grupo de teatro participou de 5 pedágios educativos, um deles, dentro do transporte coletivo. Também foram realizadas panfletagem no shopping, em inúmeras empresas e ações de conscientização de várias escolas.

Para demonstrar a gravidade de um acidente, um carro parcialmente destruído ficou exposto no terminal rodoviário.  “Procuramos sempre trabalhar na educação para o trânsito, um dos pilares da segurança no trânsito. É preciso conscientizar os motoristas, ciclistas, pedestres e futuros motoristas para hábitos melhores no trânsito. Nosso objetivo é desenvolver ações ao longo de todo o ano para promover a conscientização”, ressalta Paulo Luciano, diretor de Trânsito da SMTT.

Trabalhar com os futuros motoristas é um dos pilares da campanha “Trânsito Mais Seguro”. Para envolver os estudantes, a Secretaria de Transporte e Trânsito criou o Festival Trânsito Mais Seguro. Escolas públicas e privadas podem participar do festival que visa trabalhar o tema da segurança do trânsito de forma lúdica e com a participação efetiva das crianças e adolescentes.

“Podem participar do Festival Trânsito Mais Seguro alunos e professores da rede municipal, estadual e particular, do 4º ano até o 9º ano. A proposta é que eles desenvolvam peças teatrais com a temática do trânsito. A criança e os adolescentes são multiplicadores de reconhecimento toda vez que o pai faz alguma coisa errada no trânsito e de alguma forma, vão passar o conhecimento adquirido sobre as regras de trânsito para os adultos”, contou Ingrid Ienco Cazella, chefe de gabinete da Secretaria de Transporte e Trânsito.

As inscrições para o Festival Trânsito Mais Seguro vão até o próximo dia 28 de junho e o edital está disponível no link http://servicos.saocarlos.sp.gov.br/licitacao/arquivos-resumos/06-04-2019-08:32:13-am-4520-7817--Resumo-.pdf

Confira os dados de acidentes de trânsito em São Carlos registrados pelo COPOM Online:

2017 (Jan/Dez) – 2.515 acidentes;

2018 (Jan/Dez) – 2.068 acidentes;

2017 (Jan/Fev/Mar) – 571 acidentes;

2019 (Jan/Fev/Mar) – 480 acidentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp