20/03/2019 às 23h53min - Atualizada em 20/03/2019 às 23h53min

Escola “Dr.Álvaro Guião” completa 108 anos; tributo ao Professor Ítalo Savelli marca comemoração

Palestra no Anfiteatro destacou vida e obra do professor Italo Savelli como parte da programação comemorativa ao aniversário da escola Na terça

Em comemoração aos 108 anos da Escola Estadual “Dr. Álvaro Guião” foi realizado no Anfiteatro da escola na noite da última terça-feira (19) o evento “Saudando nossos mestres e nossas mestras”, que incluiu um tributo a Ítalo Savelli  (1904-1991), professor de Língua Portuguesa e Literatura na escola durante 30 anos, com atuação também na política, jornalismo e economia do município.

O enfoque sobre a vida e obra de Savelli esteve a cargo do bibliotecário José Carlos Bastos Júnior, que realizou a organização do acervo bibliográfico do professor na Fundação Pró-Memória em 2015. O coordenador pedagógico Jorge Carrara e o jornalista Rogério Gianlorenço estiveram presentes ao evento ao lado de professores da escola.

Bastos Júnior é servidor concursado da Câmara Municipal e trabalha na Biblioteca Jurídica “Francisco Xavier Amaral Filho”.  Convidado pelo professor Paulo Mancini e pela diretora da escola, Rita de Cássia Baffa Gonçalves, ele recebeu um exemplar do livro “Memórias do Instituto”, de autoria da professora Maria Christina Girão Pirolla, destinado à Biblioteca do Legislativo.

Italo Savelli, nascido em 1904, formou-se em Direito depois de abandonar por motivo de saúde o curso de Medicina. Em São Carlos, exerceu por algum tempo a profissão de farmacêutico. Foi também fazendeiro produtor de café e diretor da Casa Bancária e da Telefônica Central Paulista, das quais foi sócio. Eleito vereador em 1936, teve curto mandato até novembro de 1937, quando as câmaras do país foram dissolvidas pelo Estado Novo.

Savelli também foi sócio-fundador do São Carlos Clube, assíduo colaborador da imprensa local e autor do livro “Poetas de São Carlos”, uma das mais importantes contribuições à memória cultural da cidade. Faleceu em São Carlos no dia 26 de janeiro de 1991. Seu acervo literário foi doado pela família à Tecumseh no ano 2000 e repassado à Fundação Pró-Memória. Segundo Bastos Júnior, o acervo é diversificado, boa parte dos livros concentrados em literatura nacional e internacional e biografias, como a de Machado de Assis, autor preferido de Savelli.

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA – Para comemorar os 108 anos da Escola Estadual, que transcorre no dia 22,  a direção do estabelecimento elaborou uma programação cultural desenvolvida ao longo da semana.Na segunda-feira (18), foi reiniciado o Programa “Guião no Parlamento”, programa de visita cívico-pedagógica de estudantes da escola à Câmara Municipal, dentro do projeto “Visite a Câmara”, conduzido pela Assessoria de Comunicação do Legislativo municipal.

Na quarta-feira (20) foi reiniciado o programa “Aguardando pelo Futuro” no Anfiteatro da escola. Na ocasião foi realizada palestra do estudante são-carlense Gabriel Gonçalves Bertho, jovem cientista que, com apenas 19 anos, já formulou e patenteou três processos – de baixo custo e ambientalmente sustentáveis - para purificação da água. A partir de agosto de 2018, Bertho deve iniciar curso de graduação em engenharia química na Universidade da Pensilvânia, EUA. O evento foi promovido em parceria com a  ONG VEREDAS –Caminho das Nascentes.         

Nesta quinta-feira (21)  será realizada às 18h a cerimônia oficial de celebração do 108º. aniversário da EE Dr. Álvaro Guião.

A implantação da antiga Escola Normal liga-se ao poder dos cafeicultores locais na primeira década do século XX. A escola criada pelo decreto n.º 1998 de 4/2/1911 teve sua aula inaugural no dia 22 de março daquele ano no atual prédio da Escola Eugênio Franco. O tradicional edifício da escola foi inaugurado em  18 de novembro de 1916.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp