20/03/2019 às 09h08min - Atualizada em 20/03/2019 às 09h08min

Contação de história marca o Dia Internacional da Síndrome de Down

Participaram da sessão mais de 100 alunos. Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, outros participam da ação que será realizada a partir das 9h na sede da APAE 21 de março

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a APAE São Carlos (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) ofereceram nesta terça-feira (19) aos alunos da própria APAE e da ACORDE (Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional) uma sessão de Contação de História baseada no livro “Guilherme Augusto Fernandes” escrito por MEN FOX.

A bibliotecária da SIBISC, Sônia Maria Pinheiro, contou a história do menino que vivia ao lado de um asilo e que tinha como seus amigos os idosos. Na história o autor do livro ressalta o brilho do ser humano, o respeito e a admiração pelos mais velhos.

Participaram da sessão mais de 100 alunos. Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, outros participam da ação que será realizada a partir das 9h na sede da APAE, na avenida Profº Luiz Augusto de Oliveira, 465, na Vila Marina.

A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. Pessoas com tal síndrome têm os direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional e pela Lei Brasileira de Inclusão.

No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta a possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para a sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

Participaram da ação o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes, a chefe de gabinete da pasta, Carlos Campos, a diretora de Defesa da Pessoa com Deficiência, Solange Nunes da Silva e a gerente administrativa da APAE, Cristina Schiabel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp