08/03/2019 às 17h36min - Atualizada em 08/03/2019 às 17h36min

Hospital Universitário da UFSCar inaugura ambulatórios em quinze diferentes especialidades

Atendimentos são gratuitos e realizados por equipes multiprofissionais altamente capacitadas Saúde

Marilia Corbini/HU

Serão inaugurados neste ano ambulatórios em quinze diferentes especialidades no Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com as novas especialidades, o HU passa a oferecer 39 ambulatórios em 28 especialidades para atendimento ao público, mediante agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Especialidades Médicas (Ceme) de São Carlos.

Nos ambulatórios, o paciente é atendido pelo médico especialista e recebe orientação multidisciplinar. "As equipes são formadas por médicos especialistas e professores do Departamento de Medicina da UFSCar, além de fonoaudiólogos, nutricionistas e educadores físicos que fazem acompanhamento multiprofissional. Os atendimentos também são realizados por estudantes e residentes do curso de Medicina da Universidade, sob a supervisão dos preceptores e docentes", diz Meliza Roscani, médica e Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU.

Os ambulatórios de especialidades do HU-UFSCar tiveram início em 2017 e, atualmente, oferecem em média 1,7 mil consultas mensais, contribuindo para o atendimento à população de São Carlos. "Essa oferta colabora muito com a saúde pública no Município; temos um atendimento diferenciado ao paciente, seguimento regular, prescrição médica e damos acesso a vários exames, contribuindo para prevenção e tratamento de doenças", destaca Roscani.

Especialidades

Os novos ambulatórios são nas seguintes especialidades: Ginecologia endócrina; Urologia geral; Uroginecologia; Doenças inflamatórias intestinais; Gastroenterologia cirúrgica; Geriatria; Pós-alta de Pediatria e Clínica Médica; Obesidade infantil; Infectologia geral (casos agudos); Patologia do trato genital inferior; Transtornos cognitivos; Dermatologia geral e procedimentos; Curativos; Pequenas cirurgias; e Diagnóstico por biópsia e aspirado de medula óssea. Os dois últimos têm início previsto para abril.

Até 2018, as especialidades oferecidas eram: Cardiologia (três ambulatórios); Diabetes multidisciplinar (com endocrinologista, educador físico e nutricionista); Endocrinologia; Nefrologia (dois ambulatórios); Hematologia (dois ambulatórios); Fonoaudiologia (três ambulatórios); Gastroenterologia e Hepatologia (três ambulatórios); Alergia e imunologia pediátrica; Avaliação pré-operatória em Cardiologia.

De acordo com Meliza Roscani, "as especialidades ofertadas são sempre alinhadas com a demanda da rede municipal de Saúde e contam com a expertise de docentes e preceptores altamente qualificados, muitas vezes especialistas em doenças de difícil diagnóstico e manejo". Além disso, algumas estão vinculadas à formação dos estudantes de Medicina da UFSCar, o que garante que as práticas estejam amparadas pelos conhecimentos e discussões mais atuais em cada área.

Por exemplo, o ambulatório de Geriatria, que terá início em março, será o único dessa especialidade na região de São Carlos, destinado a pacientes idosos, não acamados, mas que apresentam risco de queda ou mudança no comportamento cognitivo. "O ambulatório de Geriatria trará um diferencial no atendimento à população de São Carlos, que tem apresentado demanda crescente nos cuidados para esse público. Agora poderemos oferecer tratamento com qualidade e estrutura adequadas", afirma Ângela Leal, Superintendente do Hospital. "Em seu conjunto, os ambulatórios de especialidades do HU-UFSCar vêm expandir significativamente a oferta de serviços de Saúde de qualidade à população de São Carlos", conclui Leal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp