13/10/2017 às 23h07min - Atualizada em 13/10/2017 às 23h07min

Caravana da 2ª edição do Ideas for Milk chega a São Carlos

Proposto pela Embrapa Gado de Leite, o prêmio oferecido ao vencedor nesta edição é de R$ 20 mil. Programa

A Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) recebe nesta terça-feira (17), às 19 horas, estudantes, professores, profissionais e empreendedores das áreas de agrárias e da tecnologia da informação para a apresentação da segunda edição da iniciativa Ideas for Milk - Desafio de Startups, destinado ao setor lácteo – e do programa Vacathon. A participação é gratuita.

Proposto pela Embrapa Gado de Leite, o prêmio oferecido ao vencedor nesta edição é de R$ 20 mil.

O encontro será apresentado por mentores do agronegócio e da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que vão abordar os principais temas para o Desafio deste ano e esclarecer as dúvidas do público.

As inscrições para o Programa devem ser feitas pelo site www.ideasformilk.com.br até 5 de novembro. Podem participar startups de qualquer região do Brasil, com ou sem CNPJ, equipes informais ou em estágio mais avançado de desenvolvimento. O regulamento completo está no site.

Após o término das inscrições, serão selecionadas as cinco startups finalistas. Elas irão se apresentar, em Juiz de Fora (MG), no início de dezembro, para a definição da grande vencedora. Todas as despesas de viagem das finalistas serão custeadas pelo programa.

O Ideas for Milk busca desenvolver soluções tecnológicas para os diversos setores produtivos da cadeia do leite – a mais extensa do agronegócio, presente em 99% dos municípios brasileiros e que emprega 4 milhões de pessoas, movimentando um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Apoiadora da iniciativa, a Embrapa Instrumentação sediou, em novembro do ano passado, uma das etapas da competição da primeira edição do evento. Uma startup de São Carlos, a Biossistec Jr, foi uma das oito finalistas classificadas para a etapa final, que ocorreu em dezembro de 2016, em Brasília (DF).

A cidade de São Carlos foi a que recebeu maior número de inscrições, 29, entre as oito que sediaram etapas do Ideas for Milk, sinalizando a vocação de polo empreendedor da região.

O chefe-adjunto do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Caue Ribeiro, espera que a cidade se destaque novamente nesta segunda edição, porque demonstra vocação para o empreendedorismo. “As instituições de ensino e pesquisa de São Carlos têm contribuído para a formação de jovens empreendedores que estão ansiosos por inovação e esta é uma iniciativa que oferece oportunidades valiosas para quem está em busca de um negócio”, diz.

No ano passado, a vencedora do Ideas for Milk foi a equipe SCL Rota-Sistema de Coleta de Leite, de Belo Horizonte (MG), que apresentou uma plataforma que acompanha e gerencia a rota do leite dede o produtor até a indústria. 

Ideas for Milk Desafio de Startups 

É uma competição nacional entre empreendedores que visa estimular ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT). 

As soluções devem promover a eficiência no setor lácteo. O sucesso da primeira edição, em 2016, chamou a atenção de investidores do Sillicon Valley ((EUA) e do governo da Índia – maior produtor mundial de leite – interessados em acompanhar o processo brasileiro de inclusão do agronegócio do leite na indústria 4.0.

Proposto pela Embrapa Gado de Leite, o Ideas for Milk  tem como parceiros a Carrusca Consulting, o Agripoint, o Qrânio e a Kick Ventures. 

Vacathon 

 

É um inédito hackathon rural que será disputado, em dezembro, na fazenda da Embrapa, em Coronel Pacheco (MG), com a participação de 20 universidades brasileiras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp