28/08/2017 às 17h07min - Atualizada em 28/08/2017 às 17h07min

Projeto Consultório na Rua será apresentado na UFSCar na próxima sexta-feira

Iniciativa coordenada pela Prefeitura de São Carlos busca parcerias para ampliar o atendimento à população em situação de rua Estratégia

Na próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, o programa Consultório na Rua será apresentado para a comunidade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A ideia é buscar novos parceiros na área da Saúde, que realizam ações na Unidade Saúde-Escola (USE) da Universidade, para ampliar o escopo de atuação da iniciativa.

O Consultório na Rua é uma estratégia do Ministério da Saúde, implantada em 2011 pela Política Nacional de Atenção Básica, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando de maneira mais oportuna atenção integral para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade e com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. O Consultório na Rua é formado por equipes multiprofissionais que oferecem cuidados de saúde frente às necessidades dessa população. Os atendimentos são realizados dentro de um micro-ônibus, de forma itinerante e, quando necessário, algumas ações são promovidas em parceria com unidades de saúde municipais.

Em São Carlos, os atendimentos do Consultório na Rua começaram no dia 30 de junho, coordenados pela Prefeitura Municipal. O micro-ônibus está equipado com maca, mesa de atendimento, aparelhos para aferição de sinais vitais, como pressão, temperatura e glicemia, e também para testes rápidos de Aids, sífilis e hepatite B, além de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuição de preservativos. A equipe de atendimento é composta por psicólogo, enfermeira e agentes sociais.

A equipe responsável pelo Programa fará a apresentação na UFSCar em busca de parceiros, sobretudo aqueles que desenvolvem atividades em ambulatórios da USE, e que possam prestar atendimentos à população em situação de rua. "O Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar já se propôs a ajudar, a partir de seus ambulatórios que estão na USE, atendendo de forma individualizada e especializada os pacientes que o grupo do Consultório na Rua encaminhar", afirma Maristela Adler, docente do DMed e Diretora técnica da USE.

A apresentação do Consultório na Rua será no dia 1º de setembro, das 12 às 14 horas, na USE, área Norte do Campus São Carlos; na ocasião, serão expostos os conceito e objetivos do Programa e haverá visita ao micro-ônibus, que estará no local. O evento é aberto à comunidade interna da UFSCar e não há necessidade de inscrição.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp