22/08/2017 às 17h09min - Atualizada em 22/08/2017 às 17h09min

Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas começa na próxima semana em São Carlos

Ações serão realizadas no Sesc e na UFSCar, que formalizaram parceria para a realização do evento 19ª Edição

Michelle Magrini

Entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o Sesc-São Carlos promove a 19ª edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas, cujo tema será "Desenho Universal, Acessibilidade e Atividade Física". Neste ano, o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é parceiro na realização do evento. 

O Simpósio é bienal e se propõe, a partir da difusão do conhecimento por profissionais das áreas de Educação Física Adaptadas e correlatas, a identificar, discutir e apresentar formas de superar barreiras físicas, socioeconômicas e simbólicas que dificultam o acesso e a participação das pessoas com deficiência nas práticas físico-esportivas. Além de conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho, a iniciativa possibilita que profissionais, educadores, estudantes e outros interessados entrem em contato com propostas teórico-metodológicas de atividades físicas adaptadas.

Mey van Munster, docente do DEFMH e presidente da Comissão Científica do evento, afirma que a parceria entre UFSCar e Sesc se configura como um Termo de Cooperação Científica. "Esperamos agregar à tradicional qualidade do Simpósio organizado pelo Sesc um caráter de maior cientificidade, reestruturando e fortalecendo as sessões de apresentações de trabalho que antes constituíam-se em relatos de experiência", explica van Munster, acrescentando que a parceria entre a Universidade e o Sesc já existia nas edições anteriores do Simpósio, mas de maneira informal. "Sempre foi evidente a grande contribuição do evento na formação acadêmica e profissional, especialmente dos alunos de Educação Física, Educação Especial e de outros cursos da área da Saúde da UFSCar", afirma a docente.

A Universidade também auxiliou a compor a programação, com indicação de temáticas e profissionais de renome nacional e internacional para as apresentações. Além disso, algumas atividades acontecerão no Campus São Carlos da UFSCar e, com apoio da Secretaria de Ações

Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e do curso de Tradução e Interpretação em Língua de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP), serão prestados serviços de tradução das atividades do Português para Libras.

Além da parceria com a UFSCar, o evento tem apoio da Associação Brasileira de Atividade Física Adaptada (Sobama) e terá a participação de especialistas na área e docentes de programas de pós-graduação de instituições nacionais e internacionais como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e UCLA's Managemente School New Hampshire University. 

A programação completa do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas 2017 pode ser conferida em http://bit.ly/2qKAyD8


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp