07/08/2017 às 14h33min - Atualizada em 07/08/2017 às 14h33min

Jovem de São Carlos está entre os selecionados do Projeto Guri para o intercâmbio internacional MOVE

Gabriel dos Santos, de São Carlos, pretende ensinar música para deficientes no Malawi Destaque

eis jovens participarão do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio para músicos criado pela organização parceira JM Norway e promovido no Brasil pela Amigos do Guri – uma das gestoras do Projeto Guri, considerado o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.  Os eleitos, Gabriel Fabiano dos Santos, Karoline Ribas, Renan Augusto Dias, Cintia Galan, Igor Crecci e Marcelo de Almeida Brito, foram selecionados para viajar para Noruega, Malawi e Moçambique.

Aos 18 anos, Gabriel dos Santos vive em São Carlos. Estudou violoncelo durante seis meses no Polo Regional do Projeto Guri, participou do Grupo de Referência da cidade – Big Band e hoje seu principal instrumento é o piano. Após sua saída do Guri, o jovem iniciou sua licenciatura em música na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). No Malawi, onde atuará como voluntário por dez meses, Gabriel pretende implantar um projeto de ensino de música com deficientes: “Quero dar andamento a um projeto para pessoas com necessidades especiais. Quero mostrar que elas também são capazes de entrar para o mundo da música. Fiz pesquisas sobre educação especial na faculdade e pude ter a experiência de estudar com um aluno deficiente visual durante o tempo que fiquei no Guri”, disse o estudante.

A viagem de Gabriel será no dia 12 de agosto. Ao lado dos outros cinco brasileiros selecionados, ele deve permanecer os primeiros 15 dias em um processo de capacitação em Oslo, na Noruega. O período de integração tem a intenção de preparar o grupo para entender melhor a sociedade onde atuarão como voluntários e também conhecer os conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega. Após essa imersão, cada dupla seguirá seu destino. No Malawi, onde Gabriel irá atuar, e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, cultura e questões sociais. Na Noruega, os voluntários atuam na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e está situada na cidade de Trondheim. Desde 2016, oito brasileiros já participaram do intercâmbio.

Todos os escolhidos dessa edição do MOVE passaram por entrevista e testes e foram eleitos segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp