02/08/2017 às 17h32min - Atualizada em 02/08/2017 às 17h32min

Campanha do Sincomercio São Carlos que recolhe pilhas e baterias ganha apoio da Prefeitura de São Carlos

A iniciativa do Sincomercio é de fundamental importância para este processo de gestão de resíduos sólidos e a parceria é muito bem vinda Meio Ambiente

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio), que está integrando o sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), recebeu apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e da Coordenadoria de Meio Ambiente, por essa iniciativa.

A proposta foi apresentada, em reunião entre o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi; o engenheiro da Coordenadoria do Meio Ambiente, Francisco Porto Filho e o presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo.

Segundo Tundisi, a iniciativa vem de encontro à atuação da secretaria e da coordenadoria. “Estamos ultimando os preparativos para o lançamento do Decreto do Prefeito Municipal, referente à criação do Comitê Gestor do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de São Carlos, o que inclui a legislação sobre a logística reversa. A iniciativa do Sincomercio é de fundamental importância para este processo de gestão de resíduos sólidos e a parceria é muito bem vinda, pois expandirá as nossas possibilidades de participação”.

A sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de São Carlos (à Rua Riachuelo, 130, no Centro de São Carlos) e a Associação Comercial, Industrial e Pecuária (ACIPI) de Ibaté (à Avenida São João, nº 1687. Centro. Ibaté - S.P)  já são pontos de entrega para o descarte de pilhas e baterias portáteis, recolhidas pelo comércio desses municípios.

O presidente do sindicato, Paulo Roberto Gullo, explicou que a ideia é levar a campanha para as cidades da base territorial do Sincomercio São Carlos. Além Ibaté devem participar Brotas e Tambaú.

O sistema, no qual o Sincomercio  e a ACIPI estão participando, atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016,  entre Fecomercio SP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica – ABINEE.

De acordo com a proposta, o comércio que vende pilhas e baterias portáteis deve receber esses produtos pós-consumo de seus clientes e para isso precisa ser um ponto de entrega primário. A Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País, que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008, mas qualquer estabelecimento pode participar como ponto de coleta.

Para participar basta colocar uma caixa ou recipiente em seu estabelecimento comercial e divulgar entre seus clientes a importância da destinação correta desses produtos. Quando acumular cerca de 10 kg, o comerciante deve levar o material nos pontos secundários, no Sincomercio ou na ACIPI. A partir daí uma empresa especializada fará a retirada desses produtos e promoverá a destinação final ambientalmente adequada.

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos está localizado na Rua Riachuelo, nº 130, Centro, São Carlos – S.P,  fone: (16) 3372-5760.

A Associação Comercial, Industrial e Pecuária de Ibaté (ACIPI) está localizada à Avenida São João, nº 1687. Centro. Ibaté - S.P, fone (16) 3343-1126.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp