31/05/2017 às 12h01min - Atualizada em 31/05/2017 às 12h01min

As tendências gastronômicas de 2017

A sustentabilidade, a preocupação com a saúde, a vontade de descobrir sabores ainda pouco globais e retomar métodos tradicionais de cozinha vão crescer ainda mais. Oportunidades

Talvez você ainda não tenha decidido ainda o que irá comer hoje, mas já pode ir se preparando para o que vai ser tendência na gastronomia em 2017. Saiu a lista das dez grandes apostas de acordo com uma pesquisa de tendências do Sterling-Rice Group, que fica em Boulder, no Colorado. De acordo com Liz Moskow, diretora de gastronomia do grupo, entrevistada pelo Jornal O Globo, teremos chocolate no café da manhã, sardinhas no almoço e cabras no jantar.

A sustentabilidade, a preocupação com a saúde, a vontade de descobrir sabores ainda pouco globais e retomar métodos tradicionais de cozinha vão crescer ainda mais.

Chocolate de manhã: Já é comentado que chocolate amargo é bom para a saúde. A pesquisa da universidade americana Syracuse concluiu mais: entre os benefícios está a capacidade de raciocínio, a melhora na memória e no foco. A Tel Aviv University completa: a sobremesa, quando consumida pela manhã, ajuda na perda de peso. Então, está entendido: bolo de chocolate logo de manhã.

"Carnes" vegetais: grão-de-bico, milho, leguminosas e cogumelos tomarão o posto das carnes. Haverá o crescimento do vegetarianismo e do veganismo, mas, principalmente, o aumento de carnívoros que irão buscar alternativas à carne de todo dia. Eles irão comer carne, sim, mas em menor quantidade. Esta mudança acontecerá muito pela conscientização sobre a produção da carne, investigada por uma serie de documentários que estão sendo produzidos e assistidos.

Sem desperdício: consumidores e empresas vão reduzir o desperdício dos alimentos, reutilizando caules, cascas e tudo que tradicionalmente seria descartado. O impulso para esta mudança será a vontade de consumir com mais consciência ambiental e social. As receitas são criativas, como picles de casca de melancia, arroz de caule de couve-flor e muito mais.

Sardinhas: ela não está entre os peixes mais concorridos das peixarias e restaurantes. No entanto, por ser rica em proteínas, ômega-3 e barata isso irá mudar em 2017. Para além de Portugal, que sempre colocou a sardinha em posto de luxo, aparecerão versões modernizadas e maneiras novas de preparo deste peixe.

Cabra: esta será a carne de 2017. Com menos gordura do que a maioria das outras (até mesmo do frango!), é rica em proteínas e leve. Se o leite de cabra já deu seu boom, agora será a vez da carne capril. Além disso, já há um movimento que considera que o caldo de osso de cabra tem propriedades mágicas para as articulações, cérebro e intestino.

Preparados para 2017?

A procura por cursos de Gastronomia tem aumentado a cada ano. E a oferta de cursos acompanha essa tendência. No mundo inteiro, chefs de cozinha estão em evidência: escrevem best-sellers, são personagem de novela, aparecem na TV e alguns podem ser comparados a grandes estrelas da música, com fãs pedindo autógrafo e fotos em revistas de celebridades.

Não se pode negar que a carreira de gastronomia está em evidência e o glamour em torno do profissional da cozinha é parte disso, mas antes de embarcar nesta graduação é importante saber se você tem o perfil certo.

Para ajudá-lo a decidir se Gastronomia é mesmo para você, preparamos essa matéria com todos os cursos oferecidos pelo Instituto IETECH em São Carlos, assim você poderá ver como é cada curso, datas, horários e programa. Clique abaixo no seu curso e saiba mais:

 

Cursos de Gastronomia (previsão de início e curso)

 10/06/2017 Hambúrguer Gourmet

 22/06/2017 Brigadeiro Gourmet

 12/07/2017 Naked Cake e Bolo no Pote

 02/08/2017 Técnicas de Panificação e Confeitaria (Completo)

 02/08/2017 Pacote Confeitaria (3 cursos)

 04/08/2017 Cozinha Profissional (noite)

 05/08/2017 Cozinha Japonesa

 23/08/2017 Confeitaria Básica

Clique no seu curso, você pode tirar dúvidas através do atendimento online. 

As reservas de vaga podem ser realizadas pelo telefone: (16) 3372-6993 / (16) 3307-6814. 

Endereço para matricula:

Unidade Sede

Avenida São Carlos, 2417 – Centro – São Carlos

www.institutoietech.com.br 

Referência noticia: Jornal O Globo (13/11/2016 12:01 / Atualizado 13/11/2016 14:14), IETECH Notícias (30/05/2017 14:07)

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp