15/02/2017 às 16h04min - Atualizada em 15/02/2017 às 16h04min

Representante do Fórum Municipal Comunitário de Resíduos Sólidos participa da Tribuna Livre

Atualmente, o Fórum tem trabalhado em duas frentes, uma delas é a manutenção da cooperativa de coleta de resíduos sólidos que atua na cidade (Coopervida). APASC

A Câmara Municipal recebeu no expediente da Tribuna Livre da sessão plenária desta terça-feira (14) Bernardo Teixeira, representante do Fórum Municipal Comunitário de Resíduos Sólidos e da Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), que utilizou sua fala para informar os vereadores e a população sobre atividades desenvolvidas pelo Fórum.

De acordo com Bernardo, o Fórum Municipal Comunitário de Resíduos Sólidos foi criado em outubro de 2015 e é composto por pessoas e representantes de organizações preocupadas com a gestão do lixo na cidade e que buscam soluções adequadas a esse problema.

Atualmente, o Fórum tem trabalhado em duas frentes, uma delas é a manutenção da cooperativa de coleta de resíduos sólidos que atua na cidade (Coopervida). Apesar de todos os esforços para que a coleta seletiva tenha uma abrangência satisfatória, o coletivo tem encontrado dificuldades para a continuidade e a expansão das atividades, como a falta de espaço adequado para realização dos trabalhos.

PLANO MUNICIPAL - O segundo foco das atividades do Fórum no momento, relatou Bernardo, é a criação e implantação de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que deve abranger o planejamento de todo o ciclo que se inicia desde a geração do resíduo, até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, passando pela adoção de soluções que minimizem ou ponham fim aos efeitos negativos para a saúde pública e para o meio ambiente. 

São Carlos ainda não possui um Plano, mesmo sendo uma exigência da legislação federal e constituindo-se condição para que o município tenha acesso a recursos da União destinados ao setor de limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. 

“Pretendemos continuar nosso trabalho e contamos com o apoio dos vereadores. Quanto mais é investido na recuperação e diminuição de resíduos, mais é economizado em outras ações como limpeza de ruas e construção de aterros”, argumentou Bernardo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp