08/02/2017 às 07h19min - Atualizada em 08/02/2017 às 07h19min

Secretaria de Saúde, Santa Casa e HU se reúnem para organizarem protocolo de prestação de serviços

Queremos organizar a demanda e oferta dos produtos de saúde para os usuários do SUS União

Numa ação inédita, a Secretaria de Saúde, a Santa Casa e o Hospital Universitário (HU) se reuniram na tarde da última segunda-feira (6/2), para juntos organizarem um protocolo de prestação de serviço médico no município de São Carlos.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, a finalidade do trabalho é racionalizar a prestação de serviços no município. “Queremos organizar a demanda e oferta dos produtos de saúde para os usuários do SUS. Nossa intenção é racionalizar, definir a responsabilidade de quem faz o quê, para que todos os atendimentos da área de saúde sejam oferecidos de forma racional e menos onerosa para o município”.

Colenci explicou que hoje, o município contrata alguns serviços e não atinge o total contratado pela falta de demanda. Enquanto em outros, há fila de espera. “As duas instituições, Santa Casa e HU fazem mamografias, então, temos uma maior oferta desse exame. Mas temos fila de espera para tomografia. Esse trabalho conjunto vai criar um fluxo com a relação da oferta e procura”.

Para o médico radiologista e prestador de serviços da Santa Casa, Massoud Issa Sobrinho, essa foi uma reunião histórica. “Hoje nós demos um passo importante para a integração dos serviços oferecidos no município. Realmente precisamos sentar, conversar e traçar um projeto, isso nunca foi feito”.

Lucimar de Avó, chefe do Serviço de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico do HU disse que é preciso definir os papéis. “O principal foco é entender as demandas do município e da região, e assim, estabelecer quais os serviços serão realizados pela Prefeitura, pelo Hospital Universitário, pela Santa Casa, atendendo aquilo que o município precisa”.

Na próxima segunda-feira (13), o grupo fará a validação dos exames e discutirá as consultas e posteriormente cirurgias. “Vamos acertar esse protocolo para que as pessoas tenham uma reposta mais rápida. Espero que a racionalização do serviço diminua o tempo de fila de exames, consultas e cirurgias, no município”, concluiu o secretário de Saúde. 

Farmácia Fechada - A Secretaria Municipal de Saúde comunica que nesta quarta-feira (8), a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Redenção, localizada rua Desembargador Júlio de Faria, nº 1.700, não estará aberta para dispensação de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O motivo é a contagem de estoque, procedimento necessário para que o sistema seja informatizado.A Secretaria solicita a compreensão dos usuários e informa que na quinta-feira (9) o atendimento volta ao normal. 

As outras farmácias funcionarão normalmente, uma em cada regional de saúde localizadas nos bairros Santa Felícia, São José, Maria Stella Fagá, Cruzeiro do Sul, Vila Isabel, e Cidade Aracy.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp