03/02/2017 às 10h51min - Atualizada em 03/02/2017 às 10h51min

Falta de médico provoca fechamento de UPA, desabafos na redes sociais e recorde de atendimentos na Santa Casa

Prefeitura informou que foi pega de surpresa, vereador cita que dois médicos escalados estavam de folga, quem pagou o pato foi a população Crise na Saúde

E a falta de médicos plantonistas, provocou nesta quinta-feira (02) o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, a única que estava atendendo a população de São Carlos. Desde semana passada as UPAs da Santa Felícia e da Cidade Aracy, estão fechadas pelo mesmo motivo. A Secretaria de Saúde informou que foi pega de supresa, pois havia quatro médicos escalados para este dia na unidade da Vila Prado.

“A Secretaria de Saúde informa que, surpreendentemente, 4 médicos que estavam escalados para o plantão desta quinta-feira (2), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prado não compareceram para realizar o atendimento, sendo que 1 apresentou atestado médico e outros 3 não justificaram a falta.

Já o vereador Leandro Guerreiro (PSB), deu uma outra informação através de sua página no Facebook. Segundo o parlamentar o motivo foi de que dos quatro médicos escalados, dois estavam de folga por conta de seus aniversários,  um se acidentou e apresentou atestado e uma médica não compareceu ao plantão e não justificou a falta. O fechamento desta UPA sobrecarregou o atendimento no SMU da Santa Casa. O Serviço Medico de Urgência e o Pronto Atendimento da Maternidade bateram nesta quinta-feira, 2, um novo recorde de pacientes atendidos. Até às 23 horas passaram pela classificação do SMU 214 pacientes, e havia até no horário citado mais 28 pessoas para serem atendidas.

O fechamento da UPA Vila Prado teve grande repercussão nas redes sociais.  O advogado Luis Luppi, que fez parte da transição do governo Paulo Altomani/Airton Garcia, fez duras críticas a atual Administração. Ele disse que fechamento de mais uma UPA, “não era coisa boa”, fazendo alusão ao jargão utilizado pelo prefeito eleito durante sua campanha eleitoral. Ele aproveitou a rede social e fez um alerta ao prefeito.

“Não é culpando o passado, nem tampouco se exaltando com profissionais de comunicação (Carlinhos Lima) para, do alto de sua experiência de reerguer empresas quebradas, que irá levantar a Prefeitura de São Carlos. Em campanha o hoje Prefeito Airton (meu amigo de mais de 30 anos) demonstrou saber as dificuldades que teria pela frente. Portanto, se a opção para sanar os problemas da saúde é a contratação de Organizações Sociais, as famosas OSs, entes que geram dúvidas, tanto trabalhistas, quanto de ordem moral, Cuidado!! O Povo de São Carlos não quer ver a SAÚDE em CACO, trocadilho com apelido de seu "desapegado" secretário de saúde, o filantropo Caco Colenci". Luppi ainda em sua postagem cita nomes de pessoas ligadas a uma OS que já teria sido nomeada pela Administração para acompanhar o uso do dinheiro público na Santa Casa de São Carlos.

 

Nota da Prefeitura – A Secretaria de Saúde informa que, surpreendentemente, 4 médicos que estavam escalados para o plantão desta quinta-feira (2), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prado não compareceram para realizar o atendimento, sendo que 1 apresentou atestado médico e outros 3 não justificaram a falta. A Secretaria esclarece, ainda, que esses plantonistas já fazem parte da rede pública de saúde, portanto nenhum desses médicos que não compareceram hoje para trabalhar faz parte dos 20 admitidos na última quarta-feira, dia 1º de fevereiro, pela Prefeitura.

Os plantonistas recém-contratados estão na escala desta sexta-feira (3) na UPA Vila Prado.Neste momento a Secretaria de Saúde tenta um remanejamento para agilizar o atendimento na unidade, lembrando que o atendimento de urgência e emergência para crianças continua sendo realizado no Hospital Universitário Drº Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar). Já o atendimento de urgência e emergência para adultos, além da UPA Vila Prado, também está sendo realizado no SMU da Santa Casa. A Secretaria tomará medidas administrativas para apurar o caso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp