30/08/2016 às 16h35min - Atualizada em 30/08/2016 às 16h35min

Equipe EESC-USP Fomula SAE realiza lançamento de carro

Agora os próximos passos até o dia da competição, que ocorrerá de 24 a 27 novembro, serão de testes E-14

Keite Marques
A Equipe EESC-USP Formula SAE da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) lançou, no último dia 16, seu novo carro batizado como E14 que irá participar da "13ª Competição Formula SAE 2016".
 
Entre as novidades, o diretor geral da equipe, Álvaro Pádua de Oliveira, destacou a redução do peso do veículo, com 20 quilos a menos em relação ao modelo de 2015; o projeto de freio totalmente novo desenvolvido pelos membros e manufaturado por parceiros; o ganho de potência no motor, que subiu de 42 para 48 cavalos; o sistema de telemetria, que permite análises remotas personalizadas de acordo com o interesse da equipe; além da aplicação de materiais de alto desempenho como o alumínio aeronáutico, fibra de carbono e titânio na produção de peças.
 
"O carro é a versão do ano passado melhorada. A equipe manteve os conceitos que funcionaram bem e ajustou a novos conceitos para melhorar ainda mais a 'performance'. Conseguimos fazer peças com a mesma robustez e resistência necessárias, porém mais leves, o que justifica a diminuição do peso total do carro", explicou o diretor.
 
Desde fevereiro até julho deste ano a equipe, orientada pelo professor do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC-USP, Álvaro Costa Neto, juntou esforços na reformulação do projeto. De meados de julho até o dia do lançamento, cerca de um mês, dedicaram-se à montagem do veículo.
 
"Em todo esse período foram dias e noites de trabalho de toda equipe. Cada membro abdicou de finais de semana, feriados, férias, amigos, familiares, namoradas e namorados. Tudo para sermos campeões", salientou Oliveira.
 
Agora os próximos passos até o dia da competição, que ocorrerá de 24 a 27 novembro, serão de testes. Os primeiros ensaios serão realizados no campus da USP em São Carlos, para ajustes. Posteriormente, outras etapas serão realizadas no kartódromo localizado no bairro Pinheirinho, em Araraquara, para verificar a resistência para a prova. "Nesses treinos o carro chegará ao seu limite; a equipe conseguirá avaliar se todos os cálculos estão certos e validar o projeto", concluiu Oliveira.
 
Presença dos patrocinadores
Antes da exibição do carro, duas empresas patrocinadoras da equipe realizaram uma apresentação sobre as perspectivas dos temas Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Product Lifecycle Management (PLM). Os palestrantes convidados foram o representante da InfoAxis, Edward Pereira Junior, e o gerente de desenvolvimento do Mercado Educacional da PTC, Rafael Nepomuceno.
 
Sobre a importância de patrocinar a equipe EESC-USP Formula SAE, Nepomuceno comentou que o objetivo é preparar os engenheiros do futuro. "Oferecer patrocínio é uma forma de desenvolver e prover ferramentas de forma gratuita, preparando-os para a realidade industrial, para quando ingressarem no mercado de trabalho estarem no topo e prontos para os desafios", comentou.
 
Para Pereira, "é uma oportunidade de oferecer uma solução de software que atenda as necessidades dos projetos acadêmicos e que ao mesmo tempo fomente os valores da nossa tecnologia aos nossos clientes, enquanto aplicada em situações reais dentro da universidade".
 
A noite de lançamento terminou com a apresentação do carro em uma demonstração realizada no vão livre do piso térreo do Bloco E-1. O público aprovou o desempenho e posteriormente foi convidado para saborear um coffee break junto com os membros da equipe e patrocinadores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://saocarlosdiaenoite.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp