O vereador Roselei Françoso (Rede) apresentou nesta segunda-feira (30) um projeto de lei que estabelece a utilização de lâmpadas LED (light emitting diode ou diodo emissor de luz) na iluminação de prédios, vias e espaços públicos municipais.
As lâmpadas LED são duas vezes mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes compactas e são muito mais eficientes que as lâmpadas comuns, pois produzem a mesma quantidade de luminosidade utilizando bem menos energia, argumentou o vereador. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.
A duração da lâmpada LED também é superior. Enquanto uma lâmpada normal trabalha uma média de mil horas e uma lâmpada fluorescente compacta seis mil horas, uma lâmpada LED funciona em média cinquenta mil horas.
O projeto dispõe que, na medida em que as lâmpadas convencionais apresentarem defeito ou alcançarem o fim de sua vida útil, devem ser substituídas gradativamente, no percentual mínimo de 10% ao ano.
“Estudos sugerem que, em um período de pouco mais de vinte anos, a conversão completa da iluminação para a tecnologia LED diminuiria em até cinquenta por cento as emissões de gás carbônico na atmosfera em comparação com o uso de energia elétrica”, apontou Roselei.