A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (20), no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene em comemoração aos 125 anos da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. A solenidade, com início às 19h30, terá como orador oficial o presidente do Legislativo, vereador Lucão Fernandes (PMDB), propositor da homenagem. Segundo ele, a cerimônia pública expressa o reconhecimento e a gratidão da comunidade são-carlense à atuação da Santa Casa ao longo da história, como uma instituição beneficente na área de saúde em nossa cidade.
A celebração oficial da data ocorreu no dia 12 de abril, que rememora a grande assembleia realizada no extinto Teatro Ypiranga no ano de 1891 quando as forças vivas da cidade deliberaram pela fundação do hospital de benemerência, após doação de recursos feita pelo casal Francisco Domingos de Sampaio e Ana Miquelina Ferraz de Sampaio. Em mais de um século o hospital tornou-se referência no atendimento à saúde- com atendimento de urgência, emergência e alta complexidade - para os cerca de 400 mil habitantes da região formada por São Carlos, Porto Ferreira, Descalvado,Ribeirão Bonito, Ibaté e Dourado.
Com 334 leitos, incluindo a Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, a mais antiga instituição assistencial, beneficente e hospitalar em funcionamento na cidade, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (60% da demanda) e também de convênios e particulares. Faz parte da rede estruturante instituída pelo governo estadual que referencia o atendimento de alta complexidade na região e está cadastrada na Rede de Urgência e Emergência do governo federal.