O vereador Ronaldo Lopes (PT) apresentou nesta quarta-feira (18) na Câmara Municipal um requerimento à Prefeitura solicitando informações sobre o descarte irregular de lâmpadas fluorescentes. De acordo com o parlamentar, lâmpadas estão sendo deixadas em locais abertos, sem os devidos cuidados, propiciando contaminações e trazendo riscos para a saúde da população.
No documento, o vereador afirmou que foi procurado por munícipes que denunciaram a situação e apontaram o descarte irregular em terrenos e prédios públicos no bairro Vila Marina, entre eles a garagem municipal, localizada ao lado da rotatória da avenida Força Expedicionária Brasileira, e o prédio do antigo necrotério municipal/IML (Instituto Médico Legal), ao lado do cemitério municipal.
No interior das lâmpadas fluorescentes existem componentes tóxicos que ao entrarem em contato com o corpo humano são extremamente nocivos à saúde. Entre os elementos estão o cádmio, que causa inflamação no sistema respiratório e pode até matar; o mercúrio, que causa lesões no sistema nervoso e fraqueza nos músculos e o chumbo, que pode ocasionar náusea, confusão mental e perda de memória, entre outros sintomas.
Além disso, destacou Ronaldo, o descarte de lâmpadas usadas em locais inadequados aumenta as chances de contaminação do solo, de lençóis freáticos, rios e lagos. “O descarte correto é fundamental e a Lei Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que isto seja feito para não prejudicar os seres vivos e o meio ambiente”, disse.