O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes, reforçou que a Câmara, representada por 21 vereadores, busca aprovar projetos e está voltada para fortalecer ações que beneficiem o município. Ele participou da abertura da primeira edição do evento “Agenda São Carlos” com discussão sobre o tema “Cidades Criativas”, realizado nesta quinta-feira (12), no Sesc.
“Cada vereador tem um papel fundamental em projetos e ações realizadas no município, planejando a cidade para que ela se torne um lugar cada vez melhor para se morar”, disse. Ressaltou os recursos economizados referentes ao duodécimo da Câmara e que resultaram em investimentos para o município. “Só ano passado devolvemos R$ 2,5 milhões para a Prefeitura investir em áreas fundamentais da nossa cidade. Em um momento difícil como esse que o país vive é necessário criatividade, inclusive para equilibrar os orçamentos”, enfatizou.
Lucão esteve ao lado do prefeito Paulo Altomani e do diretor de relações institucionais do grupo EPTV, Paulo Brasileiro. Os vereadores Lineu Navarro e Bragatto também prestigiaram o evento. O Agenda São Carlos é uma iniciativa do grupo EPTV que teve como tema desta 1ª Edição “Cidades Criativas e Cidadania Ativa”.
PRESENÇA - O destaque do evento foi a palestrante Ana Carla Fonseca, escritora premiada com o Jabuti 2007, referência mundial sobre economia e assessora em Economia Criativa pela ONU (Organização das Nações Unidas). Na palestra, além de abordar o conceito de cidades criativas, a consultora da ONU destacou como municípios tem feito para implantá-las.
“(...) Conexões entre áreas da cidade, entre o público e o privado, entre o institucional e o comercial, entre a cidade e o resto do mundo. O conceito de cidade criativa para funcionar no Brasil tem que pensar na valorização das conexões. Tem que valorizar o local, onde as pessoas se apropriem da sua cidade, é um processo de construção”. Segunda ela, a criatividade pode ser utilizada para beneficiar os municípios, como o fortalecimento de políticas públicas, parcerias com empresas e até com o apoio dos cidadãos.