A preocupação não é somente na preparação física e nas atividades dentro da água. A equipe de natação ACD (atletas com deficiência) Aquário/LCN/Bianchi Sports presa ainda o condicionamento de cada integrante do time.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e Caaso/Cefer/USP, o time comandado pelo técnico Mitcho Bianchi tem agora o reforço de um fisioterapeuta.
José Salvador Ribeiro Marques, 29 anos, tem oito anos de experiência na área e é formado pela Unicep, especialista em Ortopedia com ênfase em terapia manual para pessoas com necessidades especiais e convencionais.
Há um mês José Marques trabalha com os atletas ACDs da Aquário/LCN/Bianchi Sports e sua tarefa no time é melhorar a biomecânica dos nadadores e proporcionar melhor qualidade nos movimentos.
“É uma atividade que visa prever lesões por repetição nos movimentos, além de auxiliar no relaxamento muscular de cada nadador. As sessões duram de 30 a 40 minutos”, disse o fisioterapeuta.
PROFISSIONALISMO E INEDITISMO
A iniciativa de Mitcho Bianchi é inédita em uma equipe de natação de São Carlos e mostra profissionalismo no intuito de proporcionar uma preparação melhor aos atletas do time ACD.
José Marques avalia que o trabalho de fisioterapia faz com que cada atleta melhore o rendimento na água e mostra que há profissionalismo nas metas da Aquário/LCN/Bianchi.
“Acredito que o projeto ganha em eficácia, pois a estrutura é muito boa e há profissionais trabalhando em suas respectivas áreas. Isso motiva todos os integrantes do grupo, que se sentem mais a vontade e a confiança e a motivação aumentam”, avaliou.
O jovem fisioterapeuta afirmou ainda que, analisando os pontos positivos das iniciativas tomadas por Mitcho Bianchi é altamente salutar para os atletas.
“O trabalho de fisioterapia auxilia na qualidade do movimento e na diminuição de possíveis dores de cada nadador. A intensidade nos treinos aumenta e com isso o rendimento é muito maior e consequentemente o resultado final de cada atividade e os tempos em competições oficiais irão melhorar consideravelmente”, aposta José Marques.