A vereadora Cidinha do Oncológico (SD), representando o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PMDB), participou na noite desta segunda-feira (2), no Teatro Municipal de São Carlos, do 1º Encontro Cultural organizado pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos.
O evento, voltado para professores da rede municipal de ensino, de acordo com as leis 10.639/03, 11.645/08 e 14.187/10, contou com a participação da coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues, e da Doutora em Sociologia pela PUC, Roseli de Oliveira, que ministrou uma palestra.
O município de São Carlos, informou Cidinha, atende ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana por meio do projeto “Somos Todos Quilombolas”.
Na ocasião, a palestrante e socióloga Roseli de Oliveira destacou a implantação do projeto na cidade e o envolvimento da comunidade negra. “São Carlos é ponta de lança, aqui se acumulam nomes, educadores compromissados, mas como todo o restante do país também tem que passar por essa reflexão. Temos um grande desafio pela frente que é fazer as pessoas e os indivíduos assumirem esse compromisso de transformação social para um mundo melhor”, declarou.
Durante o evento a vereadora Cidinha parabenizou o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Antonio Zacarias da Silva (Mestre Taroba), e todos os conselheiros. “Quero parabenizar a iniciativa do Mestre Taroba, que é uma pessoa muito determinada, trabalhadora e meu parceiro. O racismo restringe o pleno exercício da cidadania. Cabe a nós, poder público e sociedade civil abrir mais espaço para a discussão do problema e também nos compete a adoção de medidas efetivas para sua erradicação. Não é tarefa fácil. Mas se esquecermos todas as nossas divisões de credo, de partido e de qualquer outra ordem, teremos êxito nessa missão”, disse.
Além dos diretores e professores da rede municipal de ensino, também participaram do evento o prefeito Paulo Altomani; o secretário municipal de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira; Valdir Paganotto, representando a dirigente regional de ensino, Débora Gonzales Costa Blanco; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Roberto Caetano, que na ocasião representou a secretária Wiviane Tiberti; o diretor legislativo da Câmara Municipal, Antonio Donato Netto; o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Renato Barros, e o vice-presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Luis Cláudio Hilário.